Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

CALDEIRÃO GRANDE | ExpoCaboclos é aberta com anúncio de investimentos, 400 animais e shows

Publicado

em

Foi oficialmente aberta na manhã desta sexta-feira, 28, a feira de ovinos e caprinos do município de Caldeirão Grande do Piauí, denominada ExpoCaboclos, que este ano chega à sua 8ª edição, realizada na Fazenda Algaroba, localizada no Sítio Caboclos, distante cerca de 7 km da cidade.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, e pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Caldeirão Grande do Piauí, com o apoio de empresas públicas e privadas, e reúne cadeia produtiva caprinos e ovinos do município, além de criadores, compradores e empresários do ramo do Piauí e dos estados do Pernambuco, Paraíba, Ceará e Bahia, proporcionando um grande intercâmbio de experiências.

Pela manhã, na cerimônia de abertura, o evento contou com as presenças do prefeito João Vianney, do secretário de Agricultura, Gláuber Ramon, do deputado federal Rodrigo Martins, e do deputado estadual Rubem Martins, além de secretários municipais, vereadores, produtores e criadores.

Na ocasião, o deputado Rodrigo Martins anunciou a destinação uma emenda parlamentar, via Codevasf, para a aquisição de um trator agrícola para fortalecimento da ACOCAP – Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Caldeirão Grande do Piauí. O parlamentar anunciou, também, a destinação de mais recursos para a construção de calçamento e custeio da saúde pública.

Logo no primeiro dia, a comissão organizadora registrou a entrada de 402 animais das raças Santa Inês, Dorper, Boer e Anglo Nubiana, que foram colocados no espaço para exposição e comercialização, além de diversos tipos de aves e equipamentos e acessórios do setor agrícola.

Publicidade

Gesueldo Lopes, da Capril Irmãos Lopes, de Custódia-PE, trouxe para a exposição no evento uma iama, animal típico dos Andes do Peru. “Nós somos pioneiros na criação de iamas no Pernambuco. Temos machos e fêmeas para comercialização. O valor varia em torno de 15 mil reais”, disse. Os produtores viajaram cerca de 500 km de distância e para participarem da feita pela quinta vez.

Um dos objetivos do evento é oferecer capacitação para os criadores. Nesse sentido, diversos cursos são oferecidos em parceria com o Sebrae e expositores. Leciandro Lopes de Amaral, ministrou uma palestra com o tema “Introdução da Raça Dorper no Nordeste”, explanando desde a sua introdução no Nordeste, os pontos positivos e críticos da raça. “É uma das raças que tem o maior ganho de peso no segmento de ovinos, é o animal que mais converte alimento de carne. O ideal do abate dele é até os cinco meses, levando em consideração o custo benefício. Um animal com até cinco meses, se você tá gastando R$ 2,50 por dia, estará ganhando R$ 4. Até os cinco meses de idade ele chega atingir 21 kg de carne”, disse. O curso foi realizado para 30 pessoas.

A ExpoCaboclos é uma oportunidade de negócios não apenas para os criadores, mas para empresas de segmentos, como a New Motos Honda. Uma equie da empresa, liderada por Richardson Alencar, gerente da loja na cidade de Pio IX, também participa da feita pelo quinto ano consecutivo. “Já tivemos registros de boas vendas em feiras anteriores, e esse ano esperamos o mesmo. A expectativa é de uma feira proveitosa. […] No nosso estande nós algumas motos e os serviços mecânicos, com a opção de oferecer ao cliente check list de 21 itens grátis, serviços como a troca de óleo e revisões, entre outros”, disse, salientando que o grande fluxo de pessoas é favorável à realização de negócios. “Para nós da New Motos Honda é uma satisfação enorme poder participar mais uma vez deste evento”, pontuou.

Sediada em Oeiras, a Max Campo participa da feira pela primeira vez e trouxe para  o evento produtos como cajuína e queijo coalho, além de máquinas e implementos agrícolas como forrageira, picotadeira de palma ensacadeira de silagem, que segundo o representante, Denilson Carvalho, facilitam em muito a vida do trabalhador rural dos criadores de ovinos e caprinos. Sobre a feira, o vendedor disse ter se surpreendido com a grandiosidade. “A organização está de parabéns por promover esse evento e fomentar o setor aqui na região”, disse.

À noite, o principal atrativo da ExpoCaboclos foram os shows de forró. Duas atrações artísticas se apresentaram no palco do evento – o Forró das Antigas, e em seguida, Robério Costa.

Publicidade

Presente no parque de exposições durante todo o dia, o prefeito Vianney avaliou positivamente o primeiro dia do evento. “Começamos muito bem. Só hoje, mais de 400 animais deram entrada, e principalmente, animais de boa qualidade, superando os anos anteriores em quantidade e qualidade. Nosso evento registra crescimento por mais um ano. Estamos muito felizes e só temos a agradecer a todos que estão envolvidos na organização e ou que aceitaram o nosso convite para vir prestigiar nossa feira”, disse.

A ExpoCaboclos segue amanhã, domingo (30). Hoje, 29, o evento registra aumento na movimentação. O número de animais na feira aumentou para cerca de 500. No palco da feira, mais terá três atrações se apresentarão: Jorge do Acordeon, o artista de renome Flávio José, e Leonel do Acordeon.

A ExpoCaboclos se destaca, também, do ponto de vista econômico. Dezenas de barracas foram montadas na Fazenda Algaroba para a comercialização de comidas, bebidas e outros produtos. Os principais pratos são a base da carne de ovinos e caprinos.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS