Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Carreata partindo de Caldeirão Grande e missa abrem o 54º festejo de São Cristóvão, padroeiro de Marcolândia

Publicado

em

De 16 a 25 de julho, a comunidade católica de Marcolândia celebra o festejo de São Cristóvão santo padroeiro do município. A programação do maior evento religioso do município teve início na terça-feira, às 5h, com a alvorada festiva e em seguida às 12h aconteceu o Ofício de Nossa Senhora.

Às 17h, os devotos e devotas se concentraram em frente à Igreja de São José no município de Caldeirão Grande do Piauí – que pertence a referida Paróquia e saíram em carreata pela PI até chegarem na Igreja Matriz de São Cristóvão em Marcolândia. Dezenas de proprietários de carros, motos e até bicicletas participaram da mobilização que antes de saírem do local de partida receberam a benção.

Várias autoridades participaram da abertura do festejo, entre estas o prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, João Vianney, juntamente com a primeira-dama e atual secretária de Assistência Social, Luciana Carvalho. Além de vereadores, secretários e a comunidade em geral dos dois municípios que integram a Paróquia.

Após a carreata, os católicos lotaram a Igreja para participar da primeira noite de missa, que foi presidida pelo padre Cláudio Santana e concelebrada pelo pároco local Padre Pio Feitosa e o pároco de Fronteiras, Padre Gildo Coelho. Os noitários foram a Pastoral do Dízimo, Setor 05, comunidades, Serra dos Pereiros I e II, Cachoeirinha e Grupo da Caridade.

Todas as noites, após as novenas/ missas vai acontecer quermesses e atrações artísticas na Barraca de São Cristóvão. Na primeira noite do festejo houve Huguinho Sertanejo de Caldeirão Grande do Piauí, com um momento social e de confraternização da comunidade.

 

Publicidade

_Padres avaliam 1ª noite de novena/ missa e falam sobre o festejo:

O padre Pio Feitosa pároco da Paróquia de São Cristóvão, onde acontece os festejos fala em entrevista ao portal Cidades Na Net sobre seu sentimento de gratidão a Deus e ao povo. “Meu sentimento é de gratidão, a Deus e ao povo desses dois municípios que estão somando nesta festa, foram formadas várias equipes de serviço desde abril. Para isso tivemos o momento de formação e de espiritualidade. Então hoje está todo mundo aqui depois de dez dias de peregrinação, tivemos casamento comunitário e iniciamos hoje os festejos com a carreata e uma multidão acompanhando. Por isto meu sentimento é de gratidão”, declara o pároco.

Em entrevista ao Cidades Na Net o Padre Cláudio Santana da Paróquia Nossa Senhora das Mercês em Jaicós fala sobre a alegria de participar dos festejos. “Hoje vim a Marcolândia a convite do Padre Pio, e estou muito feliz por estar aqui nessa comunidade muito querida, essa comunidade de fé no qual tenho a oportunidade de participar e de se renovar ainda mais na fé. É um sentimento de muita alegria de estar aqui celebrando com o padre Pio, ele que foi meu pároco na cidade de Paulistana durante muito tempo, por isso temos um laço de amizade muito forte e agora de irmãos do presbitério”, relata padre Cláudio Santana.

Padre Cláudio Santana deixou ainda uma mensagem para a comunidade de Marcolândia. “Para a comunidade de Marcolândia deixo a mensagem desse comprometimento na vida de fé da comunidade, e que o festejo seja uma oportunidade também de reflexão pessoal e de um crescimento pastoral no engajamento na vida de fé dessa comunidade”, revela o Padre.

Quem também participou do primeiro dia dos festejos de São Cristóvão foi o padre Gildo Coelho de Fronteiras. ele falou para o Cidades Na Net sobre alegria de retornar à cidade. “É um sentimento de alegria poder retornar a esta cidade e perceber que a cada ano que passa o festejo cresce cada vez mais. Estou muito feliz por ver essa comunidade animada, perseverante na fé e no compromisso. Percebi também muitas pessoas engajadas e envolvidas no festejo. Isso nos dá um sentimento de alegria e felicidade”, afirma padre Gildo Coelho.

Publicidade

_O festejo:

O festejo de São Cristóvão é uma antiga tradição religiosa, iniciada há 54 anos, antes mesmo da emancipação política do município. Este ano, a festa religiosa tem como tema “São Cristóvão, discípulo fiel e salvador”.  Durante dez dias haverá liturgias sagradas em que a comunidade marcolandense viverá o ápice da fé cristã na interseção de São Cristóvão. O tradicional festejo reúne devotos de várias cidades, comunidades, localidades do entorno e de outros estados vizinhos que juntos somam forças e fé para louvar ao santo padroeiro.

O novenário segue até o dia 25 de julho, dia dedicado ao santo padroeiro. Neste dia, será celebrada a Missa Solene da Festa de São Cristóvão, às 16h. Logo após a missa haverá a procissão e em seguida o sorteio da rifa de brindes.

_Veja mais fotos da carreata, missa e quermesse:


MATÉRIA RELACIONADA: MARCOLÂNDIA│54º festejo de São Cristóvão inicia na próxima terça (16). Veja programação completa!

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS