Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Em Caldeirão, comunidade participa da última noite da novena e do leilão de São José

Publicado

em

O mês de março, em Caldeirão Grande do Piauí, é marcado pelas celebrações em honra a São José, santo padroeiro do município. Considerado o maior e mais tradicional evento religioso do município, o festejo acontece no período de 10 a 19 de março e reúne muitos devotos em torno da fé e devoção religiosa.

Este ano, na 69ª edição do festejo, a comunidade está refletindo sobre o tema “São José castíssimo esposo da Virgem Maria e defensor da natureza”.

Na noite deste domingo, 18, foi celebrada a última noite de novena missa em preparação para a festa de São José, cuja data oficial é hoje, dia 19 de março. A santa missa foi campal, presidida pelo padre Pio Feitosa, pároco local, e contou com a participação de um grande número de fiéis católicos, que lotaram toda a área em frente à Igreja.

Após a celebração, aconteceu o tradicional leilão de São José, um momento de confraternização das famílias. O prefeito João Vianney participou da missa acompanhado da primeira dama Luciana Carvalho, de uma das filhas, a pequena Ester, e do deputado estadual Georgiano Neto.

“O festejo de São José é um momento histórico para o município. É uma antiga tradição religiosa iniciada em 1949, muito antes da emancipação de Caldeirão, quando ainda era comunidade, e que se mantém viva e forte até os dias de hoje”, disse Vianney. Segundo o gestor, além da religiosidade, é, também, período de tempo reencontro. “Muitos filhos de Caldeirão Grande que moram distantes retornam ao município nesses dias para participar do festejo, como também, reencontrar os familiares e amigos”, disse o prefeito Vianney.

Publicidade

O deputado Georgiano Neto participou do evento pela primeira vez e disse ter ficado surpreso com a participação da comunidade. “É um prazer e uma satisfação muito grande estar presente em Caldeirão Grande do Piauí, ao lado do prefeito de Vianney, das lideranças políticas, e poder estar prestigiando esse grande evento religioso que é o festejo de São José. Fiquei surpreso com a grande participação e feliz em saber que a religiosidade está tão presente nas famílias de Caldeirão. Fica aqui o meu abraço fraterno a todos os munícipes, a quem deixo uma mensagem de esperança, muito otimismo e confiança. Nós temos tido a alegria de estar contribuindo com ações concretas e de resultados em todos os municípios que nós representamos, e aqui em Caldeirão Grande não será diferente”, disse.

O ex-governador Wilson Martins também esteve presente no evento religioso. Em entrevista, ele teceu elogios ao município e falou da sua crença em São José. “Sou um fervoroso visitante de Caldeirão Grande e um admirador desta terra, lugar de boa gente onde ao longo de muitos anos construí essa relação de amizades. Portanto, é uma alegria voltar a Caldeirão e reencontrar os amigos. […] Sou um seguidor de São José. Participo não só pela festa, mas, também, pela fé. Essa é bem a sexta novena de São José que participo neste período, e não poderia deixar de estar presente também em Caldeirão”, disse.

Dentre outros, também participaram da última noite de novena missa e do leilão a vice-prefeita Zulene Pereira acompanhada do esposo, o ex-prefeito Rinaldo Oliveira, os deputados federais Rodrigo Martins e Átila Lira, os deputados estaduais Rubem Martins e Luciano Nunes, o presidente da Associação de Município do Vale do Itaim e prefeito de Caridade, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, o prefeito de Francisco Macedo, Nonato Alencar.

_Mais fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS