Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

ExpoCaboclos reúne participantes de todo o Nordeste e movimenta economia em Caldeirão Grande do Piauí

Publicado

em

Considerada uma das maiores feiras de ovinos e caprinos do interior do Piauí, teve início nesta quinta-feira (16) a 9° edição da ExpoCaboclos, que está sendo realizada na Fazenda Algaroba, localizada na comunidade Sítio Caboclos, no município de Caldeirão Grande do Piauí. A feira tem levado um grande público à cidade e movimentado a economia local.

Promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e em parceria com a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos, a ExpoCaboclos envolve os produtores associados do município, da região, compradores e empresários do ramo e de outros estados. A feira teve início nesta quinta-feira, às 08h, com a abertura das barracas com bebidas e comidas típicas regionais, recepção dos criadores e seus rebanhos durante todo o dia, e à noite, forró pé de serra com a banda Belo Xote.

A programação desta sexta (16) teve início às 8h, com a III Cavalgada, que saiu do campo de futebol, na sede do município, passando em frente à igreja matriz e seguindo pela PI 142 até a fazenda Algaroba, que sedia a feira. Romário Aboiador, de Campos Sales-CE, Raimundinho e Muderno Aboiadores, de Ouricuri-PE, participaram da cavalgada, fazendo os tradicionais aboios.

Às 14 horas foi realizada uma palestra sobre inovações e tecnologias na caprinovinocultura no semiárido nordestino, que aconteceu no auditório do Sertão (SENAR). À noite, o atrativo principal será os shows com os artistas Lamarck e Alvino Luz.

O prefeito João Vianney, grande apoiador do evento e que tem participado ativamente das programações, disse que a feira tem superado a expectativa. “É uma grande satisfação estar realizando a nona ExpoCaboclos, é um ano de crise, de dificuldade, mas, acima de tudo, a feira está superando as expectativas. A ExpoCaboclo hoje não é mais só Caldeirão Grande, é Nordeste. Hoje temos aqui animais de qualidade, o público aumentando desde a abertura de ontem. Estamos iniciando a feira, mas com a expectativa bem maior do que iniciamos ano passado” destacou ele.

A Feira de Ovinos e Caprinos de Caldeirão Grande conta com uma vasta programação, composta por cursos, exposição e concurso. Uma novidade para este ano é a Mini Fábrica de Cachaça Artesanal e Mini Fábrica de Farinha e Beiju. De acordo com o gestor municipal, o intuito é promover o desenvolvimento. “Já tivemos hoje a grande cavalgada, temos os estandes, uma grande parceria com a FAEPE e SENAR, cursos voltados à produção de cachaça, farinha, de beiju. Estamos diversificando não só na caprinovinoccultura, mas buscando trazer incentivos que contribuam para melhoria da economia local” disse.

Publicidade

João Vianney disse ainda que a feira promove a troca de experiências, aprendizados e crescimento da economia. “É uma grande troca de experiências com vários parceiros, SEBRAE, SENAR, com associações de produtores que estão vindo de municípios como Simões e Betânia, tem alunos trazendo aprendizagem, fazendo a prática. É uma feira que soma dentro da região Nordeste hoje. A economia local cresce muito, o investimento na infraestrutura, na parte logística, gera renda e emprega para o nosso município durante esses quatro dias de feira” finalizou.

Marcondes Alencar, vereador, presidente da Associação de Caprinos e Ovinos de Caldeirão Grande do Piauí (COCAPI), e um dos organizadores do evento, disse que a feira tem crescido cada vez mais. “A expocaboblo é um evento que a cada dia cresce muito, é um dos maiores eventos que temos da microrregião de Picos. Vamos receber mais de 800 animais para exposição, que tem uma grande programação. É uma bela festa, desde ontem fizemos a abertura das barracas, hoje temos show com Lamarck e Alvino Luz e amanhã Forro Maior e Toca do Vale. Agradecemos à prefeitura, na pessoa do prefeito Vianney, que não tem medido esforços para fazer essa grande feira, que é a nossa nona ExpoCaboclo” disse.

Ainda de acordo com Marcondes, a feira conta com a participação de representantes de todo o Nordeste. “Temos vários parceiros junto conosco, os nove estados do Nordeste estão presentes aqui, expondo animais. Temos pessoas de Paulo Afonso (BA), Pernambuco, Quixadá e Cedro (CE), Rio Grande do Norte, Paraíba. Trabalhamos na organização durante mais de 60 dias e de trinta dias para cá colocamos toda essa estrutura para receber todas esses visitantes que estão abrilhantando essa festa, que é nossa” falou.

Geórgia Pádua, Gerente de Agronegócios do SEBRAE PI, que participa da ExpoCaboclos pela primeira vez, disse que o Serviço tem trabalhado nas tecnologias voltadas a ovinocaprinocultura. “Não conhecia o município, mas tinha muitas informações do que foi implantando de tecnologias inovadoras, então, tive a curiosidade de vir para o evento para ver o que foi feito. Temos trabalhado muito na parte das tecnologias do ovinocaprino, de reserva alimentar, novas tecnologias voltadas para o ovinicaprino aqui na região” disse ela.

A Gerente de Agronegócios ainda falou sobre o projeto Sertão Empreendedor e disse que o intuito é que o mesmo tenha continuidade nos municípios bem avaliados.  “O sertão empreendedor é um projeto transformador, ele traz novas tecnologias, buscamos capacitar os técnicos e supervisoras para que eles consigam abranger toda a demanda do município. O que vamos ver aqui é as raças, o que foi feito de reserva alimentar. Temos uma demanda grande de renovação do projeto, queremos trazer novamente. Os municípios que responderam bem, no caso de Caldeirão Grande, a gente volta com eles fortalecidos e trazendo outras cadeias também” concluiu.

No sábado às 08h, tem início o concurso o concurso de cabras leiteiras.  A partir das 09 e se estendendo durante todo o dia acontece o julgamento. Também às 9, será ministrada a palestra Inseminação Artificial na Caprinovinocultura para melhoramento genético e às 13 a palestra Genética no melhoramentos dos rebanhos e ganhos econômicos. Às 16h horas acontece a abertura oficial com a presença de todos os apoiadores e às 22h, shows com Toca do Vale e Forró Maior.

Publicidade

No último dia de programação, o domingo (18), pela manhã, tem continuidade o julgamento dos animais e à tarde, a partir de 13h, acontece a entrega de premiações e confraternização entre os expositores.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS