Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Melhorias na área da saúde de Caldeirão Grande do Piauí são debatidas entre gestão e comunidade

Publicado

em

Buscando cada vez mais o fortalecimento das ações de saúde no município, a Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta quarta-feira, 17 de abril, a VII Conferência de Saúde. Autoridades, profissionais da área e a sociedade civil organizada estiveram presentes, ocasião em que debateram as melhorias do setor.

Logo após o credenciamento dos participantes houve a composição da mesa de honra e a execução dos hinos Nacional e Estadual conduzida pela Banda Marcial 29 de Abril.

Em seguida houve os pronunciamentos das autoridades e logo após a Leitura do Regimento Interno da Conferência. A presidenta do Conselho Municipal de Saúde de Caldeirão Grande, Suzane Lima, desejo sucesso para os participantes, se colocando a disposição para o bom andamento do evento.

Suzane Lima, presidente do Conselho Municipal de Saúde

A programação teve continuidade com a explanação do secretário municipal de saúde, Marcos de Sousa Alencar, que apresentou uma retrospectiva das ações de saúde do município.

Publicidade

Secretário apresentou ações da atual gestão

Logo após teve início à palestra magna proferida pelo conferencista Severiano Gomes, que abordou sobre o tema da Conferência “Democracia e Saúde”.

Severiano Gomes, conferencista

Em seguida os participantes se dividiram em grupos de trabalhos onde debateram os três eixos temáticos orientados pelo Ministério da Saúde, sendo eles, “Saúde como Direito”, “Consolidação do SUS” e “Financiamento do SUS”.

Grupos de Trabalhos debateram eixos temáticos

Publicidade

No final houve a apresentação das propostas elaboradas pelos grupos de trabalhos e a escolha dos quatro delegados que irão representar o município na Conferência Estadual, sendo eles, Lígia Andrade, Suzane Lima, Zefinha Neta e Marcondes Alencar.

Delegados escolhidos para Conferência Estadual

“Graças a Deus contamos com uma grande participação de pessoas, discutindo sobre políticas públicas, que é justamente o que a Campanha da Fraternidade nos alerta neste ano. Durante este encontro a população teve a oportunidade de falar sobre o que está achando das ações e o que deseja que seja melhorado”, destacou o prefeito Vianney.

João Vianney, prefeito de Caldeirão Grande

Já o secretário municipal de saúde lembrou que a Conferência é um ambiente onde se discute e se planeja as metas para o desenvolvimento da saúde do município para os próximos quatro anos. “Ficamos felizes com a participação de todos”, ressaltou Marcos Alencar.

Publicidade

Marcos Alencar, secretário de saúde

Em entrevista, o conferencista Severiano Gomes, destacou o que achou do encontro. “Minha conclusão é positiva deste evento, onde tivemos uma participação muito boa, com o apoio da gestão municipal na construção desta conferência, a presença de um público com representação de todos os setores da sociedade, profissionais e usuários, todos juntos discutindo e construindo propostas de melhoria da qualidade de vida da população por meio das ações de saúde”, finalizou.

Conferencista destacou positivamente evento

Além dos já citados na matéria participaram também da conferência a vice-prefeita Zulene Oliveira, os vereadores Luís Alencar (presidente da Câmara), Francisco Borges, Marcondes Alencar, Francisca Irene (Minininha), Josefa Maria (Zefinha), Ênnio Costa e França Miranda, além de secretários municipais e o comandante do GPM, Cabo Leonel.

Participantes da Conferência

Publicidade

No final do evento foi oferecido almoço e distribuído um ovo de Páscoa para cada um dos participantes.

 

Veja mais fotos:

Fonte: Folha Atual

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS