Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Prefeito de Caldeirão Grande do PI participa de mobilização municipalista em Brasília

Publicado

em

O prefeito do município de Caldeirão Grande do Piauí, João Vianney de Sousa Alencar, participou esta semana, de 08 a 11 de abril, em Brasília, da 22ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizado pela CNM, a Confederação Nacional dos Municípios, com o tema “Unidos pelo Brasil”.

Consideração o maior evento municipalista do país, a Marcha tem por objetivo promover o debate, num encontro com representantes de todas as esferas governamentais, de um conjunto de pautas com fins de melhoria na situação dos municípios brasileiros.

O evento, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil, reuniu aproximadamente nove mil pessoas, segundo a CNM, e contou com as presenças de autoridades de todo o país, como o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Glademir Aroldi, o presidente da República, Jair Bolsonaro, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e Senado, Davi Alcolumbre, além de 14 ministros, 154 deputados e 18 senadores.

Em pauta, questões como o pacto federativo, o aumento do percentual arrecadado pela União destinado aos municípios e a distribuição dos royalties de petróleo. O movimento municipalista defende uma maior autonomia política e econômica para as Prefeituras, a partir do equilíbrio na distribuição de recursos públicos entre a União, os estados e os municípios.

O evento encerrou nesta quinta-feira, 11, com a leitura de carta produzida a partir dos debates e alinhamentos dos gestores durante o evento. Com a união dos gestores, a Marcha trouxe 21 conquistas e avanços importantes aos municípios, no âmbito do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.

Publicidade

Clique aqui e veja a íntegra da Carta!

O prefeito Vianney Alencar, que exerce o segundo mandato no município e já havia participado de outras edições da Marcha, afirmou que essa foi uma das melhores. “Das Marchas que já participei, foi uma das melhores, tanto em palestras, pelas informações e pela participação do presidente e dos ministros para apresentar os projetos. Voltamos com mais esperança com o novo pacto federativo. O ministro Guedes [da Economia] se comprometeu de ajudar os municípios dentro desse novo pacto, destinando recursos novos para as Prefeituras.”, disse, destacando os pronunciamentos dos ministros Sérgio Moro e Marcos Pontes.

Além de participar da ampla e diversificada programação da 22ª Marcha, o prefeito de Caldeirão Grande também participou de um encontro da comitiva do Piauí com a banda do Estado no Congresso, composta por deputados federais e senadores da República, que se comprometeu em ajudar os municípios destinando recursos para o custeio da Saúde e para a Educação.

Vianney ainda esteve reunido com os senadores Marcelo Castro e Ciro Nogueira, e com o deputado federal Júlio César, com quem tratou sobre a destinação de emendas individuais e de bancada, principalmente para o custeio da saúde. “Queremos atingir o teto para o ano de 2019 e darmos uma nova alavancada, uma melhor qualidade na saúde pública em nosso município.”, pontuou.

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS