Connect with us

MUNICÍPIOS

Caminhada da Solidariedade e da Paz reúne multidão em Picos

Publicado

em

[ad#336×280] Vestidos com a camiseta padrão, milhares de pessoas participaram na manhã deste domingo, 1º de junho, da décima edição da Caminhada da Solidariedade e da Paz de Picos. Este ano o evento abordou como tema: “Clamamos por Liberdade para a Construção da Paz”.

Clique aqui e veja fotos!

As atividades tiveram início com a missa campal na Igreja de São Francisco de Assis, no bairro Junco, a partir das 6h20. A cerimônia foi presidida pelo bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva, auxiliado por vários padres da Diocese.

Após a missa, a multidão seguiu em caminhada pela BR-316 rumo a Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, no centro. Lá, aconteceu o ato de encerramento presidido pelo bispo diocesano dom Plínio. Durante o percurso, as pessoas cantavam com o auxílio de dois trios elétricos e acompanhadas por bandas católicas.

Pessoas de todas as idades e condições sociais participaram da caminhada, considerada pelos organizadores como a que mais atraiu gente em seus dez anos de existência.

Publicidade

Políticos de várias tendências partidárias também marcaram presença na caminhada, dentre eles o senador e pré-candidato a governador, Wellington Dias (PT), prefeito de Picos, Kléber Eulálio (PMDB), deputado federal Assis Carvalho e os deputados estaduais, Nerinho (PTB), Fernando Monteiro (PTB) e Flora Isabel (PT).

Segundo a organização, a Caminhada da Solidariedade e da Paz é um instrumento forte para a construção de uma cultura de paz e educação para a prática da solidariedade. É um acontecimento Diocesano e anual, realizado sempre no primeiro domingo de junho.

Para encerrar houve o sorteio de duas camisetas autografadas pela dupla Victor e Léo e pelos componentes da Banda Roupa Nova que recentemente realizaram shows em Picos, e ainda, de um iPad e uma TV de 32” doada pelo Portal Folha Atual.

Avaliação

Satisfeito com a multidão presente, dom Plínio disse que mais uma vez o povo confirmou que gosta de caminhar. Aliás, segundo ele, essa experiência da caminhada vem desde o antigo testamento há mais de dois mil anos.

Publicidade

“Uma multidão de jovens, crianças, adolescentes, adultos e até idosos marcou presença. Esse é um sinal de que, se essa caminhada tiver quem promova, ela nunca mais vai se acabar. São milhares de pessoas caminhando na mesma direção e é isso que a gente quer”, ressaltou dom Plínio.

O bispo de Picos explicou que a caminhada tem ainda o lado social, pois, com a venda dos kits pode-se dar uma ajuda real para a Cáritas, para a Fazenda da Esperança, a Pastoral da Criança. Por outro lado, a Diocese tem a intenção de proporcionar o encontro das pessoas e promover a paz.

Dom Plínio disse ainda que esse encontro proposto pela Diocese é de promover a cultura da paz, de mais tranquilidade, de quem deseja o bem e, de acordo com ele, todos os presentes vêm espontaneamente. Aproveitou, porém, para alfinetar alguns, que segundo ele, se aproveitam do momento, pedem até para que seus nomes sejam divulgados nos trios elétricos. Mas a maioria vem mesmo para participar.

Por José Maria Barros / Folha Atual

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS