Connect with us

Campo Grande do PI

Campo Grande do Piauí realiza Conferência em busca de uma educação de qualidade

Publicado

em

“A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”. Esse foi o tema central da III Conferência de Educação do município de Campo Grande do Piauí, realizada nesta quinta-feira (5).

Preparatória da Conferência Nacional de Educação (CONAE 2018), a etapa municipal, conforme proposto pelo Fórum Nacional de Educação, objetiva monitorar, avaliar e propor políticas públicas para o documento base de construção do Plano Municipal de Educação, visando à garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica em todos os níveis, nacional, estadual e municipal.

O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Fórum Municipal de Educação, aconteceu na Escola Municipal Moisés Bezerra e reuniu a equipe gestora da Educação, professores, pais, alunos e outros segmentos da sociedade civil.

Na cerimônia de abertura, a secretária de Educação, Anazilda Maria de Jesus Sobreira, definiu a Conferência como um “momento ímpar”. “Hoje, estaremos debatendo e avaliando Plano Municipal de Educação através das 20 metas e estratégias que nele se encontram, para que a comunidade escolar e a sociedade campo-grandense possam conhecer efetivamente o que o poder público planejou para os 10 anos de vigência, no que diz respeito à garantia do direito a uma educação de qualidade em consonância com o plano nacional de educação”, disse.

A secretária salientou que todos os agentes da educação – gestores, professores, diretores coordenadores e etc – são os atores principais para a concretização das políticas públicas em educação e pelo cumprimento das metas. “Que possamos fomentar a qualidade na educação em todas as etapas e modalidades, com a melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem”, pontuou.

Publicidade

Em seguida, foi realizada uma apresentação cultural coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura, através do instrutor Adão Davi, com crianças e adolescentes do Grupo de Karatê. Na ocasião, a secretária Josefa de Jesus Silva, a Zefinha de Belchior, fez uma breve explanação sobre a arte marcial como estratégia de complemento da educação, destacando, dentre outros fatores contributivos, a disciplina e a prática do exercício físico.

Após o intervalo, o professor Antônio de Sousa Silva, historiador, pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos e mestrando em Ciências da Educação, ministrou a palestra magna, focando no tema central da Conferência.

Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos para debater os eixos temáticos e propor as diretrizes da educação. As proposições foram apresentadas para a plenária e aprovadas. Na Conferência, também foram escolhidos os delegados que representarão o município de Campo Grande do Piauí na Conferência Intermunicipal de Educação.

Dentre outros, estiveram presentes na Conferência, a secretária de Educação, Anazilda Maria, a primeira dama e secretária de Assistência Social, Vandeslene Oliveira, a secretária de Cultura, Josefa Silva, as coordenadoras da Educação, Valdirene Oliveira, Tássia Kelly, Ceiça Sousa e Girleide Oliveira, a diretora da Escola Moisés Bezerra, Dacília Nunes, representando aos demais diretores da Rede Municipal de Ensino, e a coordenadora escolar, Maria Sandra, representando aos demais coordenadores, além das vereadoras Janaína Ramos e Jardânia Ramos.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS