Connect with us

Campo Grande do PI

CAMPO GRANDE | Evento mobiliza população para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado

em

Em alusão ao Dia Nacional Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio, a Prefeitura Municipal de Campo Grande do Piauí, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou em evento na manhã desta sexta-feira (17).

O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com participação do Conselho Tutelar, NUCA, pais das crianças e adolescentes assistidos pelos programas sociais e a equipe do Centro de Referência a Assistência Social (CRAS) e da Secretaria de Assistência Social.

O evento foi aberto com o pronunciamento da secretária de Assistência Social, Vandeslene Oliveira, que destacou o intuito da campanha. “A Campanha do 18 de Maio tem o objetivo de mobilizar, sensibilizar e informar a sociedade, a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, garantido a eles o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura, protegida, livre de abusos e da exploração sexual. E nós estamos hoje aqui para debater sobre isso. Agradeço a todos pela presença” disse.

Romilson Francisco da Silva, conselheiro tutelar, alertou para a importância da denúncia. “A campanha surgiu para quebrar o silêncio, se a sociedade se organizar para combater, sentir a dor do próximo, denunciar, a luta se fortalece. Denuncie, corte esse mal pela raiz, faça algo por uma criança que você não conhece e também pelas conhecidas. Nós do Conselho Tutelar estamos juntos para combater esse crime, qualquer dúvida ou denúncia nos procurem” falou.

A assistente social Luciene Sousa, incentivou o compartilhamento da informações adquiridas no evento. “O que queremos é que vocês se tornem apoiadores dessa causa e que quando cada um de nós sair daqui, que sejamos multiplicadores de tudo aquilo que ouvimos, pois muita gente acha que já está informado o suficiente, mas quanto mais informações melhor, sempre tem algo a mais que precisamos conhecer, publicizar e transformar” disse.

Publicidade

Integrantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), realizaram uma apresentação, onde relembraram o caso da menina Araceli Crespo, que em 18 de maio de 1973, foi drogada, espancada, estuprada, e assassinada, e reforçaram a importância de dizer não à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Após, o evento contou com uma palestra, que foi ministrada pela psicóloga Graça Moura. A profissional destacou a importância de proteger as crianças. “Que cada um de nós faça bonito, que possamos espalhar essa luta e consigamos proteger nossas crianças e adolescentes. Quando a criança é tocada, abusada, fica faltando um pedaço, é uma dor, uma vazio que fica, uma chaga” disse.

Ela também disse que casos acontecem dentro de casa, entre crianças e que os sinais são visíveis. “Tem pais abusando de filhos dentro de casa e é doloroso. Parte de adultos que não gostam de ouvir falar nesse assunto está fazendo isso dentro de casa e fora dela. Tem também crianças mais velhas abusando das menores, algo horrível. E as crianças mudam o comportamento, se abrirmos os olhos para prestar atenção conseguimos perceber” falou.

Entre as consequências do abuso, Graça Moura destacou a depressão, medo, sentimento de culpa, queda da auto estima, distúrbios alimentares e tentativa de suicídio.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS