Connect with us

Campo Grande do PI

CAMPO GRANDE | IBGE finaliza levantamento da produção agrícola de 2017

Publicado

em

Em reunião realizada no dia 25 setembro, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Grande do Piauí (STR), O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), finalizou o levantamento sistêmico da produção agrícola de 2017 do município.

Participaram da reunião o Agente de Pesquisa e Mapeamento do IBGE Fabio Gonçalves, responsável pelo levantamento; o Secretário Municipal de Agriculta e Abastecimento, Francisco Gilson de Oliveira; o Presidente do STR, Leonardo Pedro da Silva e o Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Edimar Antônio de Oliveira.

Foram coletados dados sobre a safra do feijão, do milho, da mandioca e da castanha de caju em todo o município: como a área em produção, colhida ou a colher e em formação; produção; rendimento médio e preço unitário.

O técnico do IBGE, Fabio Gonçalves, explicou que esse levantamento acontece para a previsão e acompanhamento das safras agrícolas em cada ano civil, em todo o País. “Queremos saber a área plantada e a produção adquirida no ano de cada município, esses dados são públicos e divulgados para todo Brasil, e também, na utilização para atualizar seus arquivos para o Seguro Safra e o quanto a produção agrícola influenciam no PIB de cada cidade”, disse o técnico do IBGE.

Segundo o Secretário de Agricultura Gilson Oliveira, o município teve um perca de 80% da safra deste ano. “De acordo com as informações que tivemos dos produtores, como também, do próprio IBGE, pela falta de chuvas no município, nós tivemos uma perca de 80% das nossas produções, das nossas culturas do feijão, do milho, da castanha de caju e da mandioca, sendo esta a mais afetada, com uma perca de 90% em nosso município”, revelou o secretário de agricultura.

Publicidade

Fonte: CG Notícias

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS