Connect with us

Campo Grande do PI

CAMPO GRANDE | Motociclistas ignoram capacete e descumpre determinação da Justiça e MP

Publicado

em

Na cidade de Campo Grande do Piauí, situada a 363 km de Teresina, motociclistas ignoram o uso do capacete e descumprem as normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro e que passaram a ser exigidas desde o último dia 30 de agosto nos quatro municípios que integram a Comarca de Jaicós.

A campanha de conscientização promovida pelo Ministério Público em prol de um trânsito responsável e seguro parece não ter surtido efeito na população. A determinação de que o trânsito fosse rigorosamente fiscalizado pela Polícia Militar, também não. Um dos problemas enfrentados pela corporação é a falta de efetivo. Na cidade, apenas dois militares são responsáveis pela segurança de 5,7 mil habitantes, num território de 311 quilômetros quadrados, segundo dados do IBGE.
[divider]
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
– Judiciário e MP lançam campanha de educativa e anunciam fiscalização no trânsito de quatro cidades
– Novas regras de trânsito serão obrigatórias em Jaicós a partir de 30 de agosto
– Polícia Militar inicia blitz educativa em Jaicós; parte da população já usa capacete
– Após campanha, Polícia Militar inicia fiscalização no trânsito de Jaicós
[divider]
A ilegalidade no trânsito tem feito vítimas. No último final de semana, dois graves acidentes resultaram na morte de um motociclista e deixou outro jovem, de penas 21 anos, em estado grave, com traumatismo craniano e fraturas.

Com a ausência da fiscalização, os motociclistas trafegam pelas ruas da pequena cidade e pela movimentada rodovia federal – BR 407, principalmente no trecho entre os bairros Centro e Novo Horizonte, dividindo o espaço com caminhões e outros veículos, o que aumenta ainda mais o risco.

DSC_0604

Durante cerca de 30 minutos a nossa reportagem flagrou uma sequência de desrespeitos às leis de trânsito. Além de não usarem capacetes, alguns trafegam em alta velocidade e transportam três pessoas numa só motocicleta, uma atitude condenada pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Além do capacete, o uso de retrovisores, a condução de veículos sob efeito de bebidas alcoólicas ou entorpecentes, menores na condução de veículos, descargas cadron, itens de identificação do veículo como placa e numeração do chassi, o porte de documento dos veículos e direção perigosa são irregularidades e infrações que também deveriam estar sendo fiscalizadas.

Publicidade

Campo Grande é a única cidade onde a maioria da população não tem cumprido a determinação do Poder Judiciário e do Ministério Público. Nas outras – Massapê, Patos e Jaicós – as normas tem sido obedecidas pelos motociclistas.

Na audiência pública realizada no dia 15 de agosto, no Fórum Desembargador Fernando Lopes Sobrinho, em Jaicós, o juiz Franco Morette informou que iria participar de blitzen nos quatro municípios, acompanhado da promotora Ednólia Evangelista, e do Conselho Tutelar.

DSC_0600 DSC_0602 DSC_0606 DSC_0607 DSC_0610 DSC_0611 DSC_0613 DSC_0616 DSC_0619 DSC_0620 DSC_0622 DSC_0625 DSC_0626 DSC_0632 DSC_0634

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS