Connect with us

Campo Grande do PI

CAMPO GRANDE | Povoado Carnaíba mantém viva a tradição das festas juninas

Publicado

em

Manter viva as tradições culturais das festas juninas e proporcionar entretenimento à população. Esses são alguns dos objetivos da Secretaria de Educação do município de Campo Grande do Piauí, ao promover festividades juninas nos povoados Canela de Velho e Carnaíba, com o envolvimento da comunidade escolar.

Na noite desta quinta-feira, 29, foi a vez do povoado Carnaíba, populosa comunidade situada a cerca de 16 km da cidade. Para o “Arraiá Fulô do Sertão”, a Avenida em frente a Escola Municipal Belchior Barbosa da Silva recebeu uma ornamentação rica em detalhes.

A abertura foi feita pela diretora da Escola, Ana Agda, que deu as boas vindas a todos e explanou sobre a história das festas juninas, desde a origem, enfatizando sua importância como manifestação cultural nordestina. A gestora escolar também dirigiu agradecimentos a todos os envolvidos na realização do evento, destacando a equipe da escola, que se empenhou para organizar o arraiá.

Na programação, foram as apresentações culturais que atraíram os olhares atentos do público presente. A primeira apresentação foi da quadrilha junina “Raízes do Sertão”, formada por alunos e alunas do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Antônio Ferreira de Oliveira. Em seguida, o casal de dançarinos Jardel e Ismênia, da Secretaria Municipal de Cultura, apresentou uma coreografia ao ritmo de forró e xaxado. A última apresentação foi da quadrilha junina “Fulô do Sertão”, formada por alunos da Unidade Escolar do povoado Carnaíba.

O arraiá contou, ainda, com a participação de Celso Sanfoneiro, que animou o público ao forró pé de serra, ritmo típico das festas juninas.

Além das escolas dos povoados Canela de Velho e Carnaíba, onde as festividades foram abertas à participação popular, as escolas da sede também realizaram suas comemorações juninas com a participação de professores e alunos. O propósito, segundo a secretária municipal de Educação, Ana Zilda, é inserir as crianças e adolescentes na cultura dos mais antigos. Segundo a gestora, os jovens hoje estão se desenvolvendo em meio a outra cultura musical, que não reflete as tradições locais. “O nosso objetivo é manter vivas as nossas tradições, e para isso, é importante trabalhar na escola, desde pequeno”, disse.

Publicidade

Sobre a opção de promover os eventos nas comunidades, a secretária enfatizou que o objetivo é proporcionar uma maior participação das famílias. “Quando realizamos o arraiá na comunidade, nós estamos possibilitando uma participação maior dos pais, das famílias, de todos moradores da comunidade. Aqui nós temos pessoas idosas, que gostam das festas juninas, mas que dificilmente se deslocariam para a cidade para participar de uma festa”, pontuou.

O evento contou com a participação de outas autoridades, dentre estas, o prefeito João Batista de Oliveira, o Baiá, acompanhado da primeira dama Vandeslene Carvalho, o vereador Junior de Chico Osmira, a secretária de Cultura, Isabel Dias, o coordenador da Escola, David Bezerra, as coordenadoras da Educação, Ceiça, Rosilene e Tássia Kelly, o diretor da U. E. Félix Barbosa, Serafim Francisco, o diretor volante, Pedro Tomé, dentre outros.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS