Connect with us

Campo Grande do PI

Jornada Pedagógica abre o ano letivo na Rede Municipal de Campo Grande do Piauí

Publicado

em

“Juntos é possível inovar, avançar e transformar!” Essa é a temática da Jornada Pedagógica 2020, promovida pela Prefeitura de Campo Grande do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Iniciado na manhã desta terça-feira (4), na Unidade Escolar Moisés Bezerra, o evento marca a abertura do ano letivo e tem como público alvo os diretores, coordenares e professores que atuam na Educação Básica da Rede Pública Municipal de Ensino.

Dentre os objetivos da Jornada Pedagógica, está promover reflexões e debates em torno das políticas, propostas e práticas pedagógicas para a educação básica na atualidade, como a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), e a sua implementação nas escolas.

Em Campo Grande, a formação vai acontecer durante cinco dias, com um ciclo de palestras que irão abordar temas como “O Educador Anjo Surdez; Relações étnico-raciais e história e cultura afro-brasileira, africana ou indígena; Relações Raciais nas Escolas; Direitos Sexuais e Reprodutivos; Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; e Aprendizagem, engajamento e currículo sob novos olhares”. Também acontecerão os ciclos de implementação da BNCC/ProBNCC e do Currículo do Piauí na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

A primeira palestra foi ministrada pela professora Marinete Rosa, que explanou sobre a temática “Educador Anjo – Surdez”, que segundo ela, está mais relacionado ao ofício de ser professor. “É uma palestra com foco na gratidão, nas relações pessoais, na humanização do ambiente escolar, para que a gente, enquanto professor, se dê conta do nosso ofício, da beleza da nossa profissão e da nossa responsabilidade que nós temos em relação a clientela que recebemos na escola, que na maioria das vezes é difícil, são crianças fragilizada, rotuladas como violentas, mal educadas. A gente compreendendo para que estamos aqui, fica até mais fácil de lidar, saber acolher, identificar e valorizar o potencial e, principalmente, acreditar, sempre pensando no êxito e no sucesso do aluno”, pontuou.

A palestra teve momentos de alegria, risos, mas, também, de emoção, quando a palestrante deu um testemunho de vivência própria. Em sua fala, ela enalteceu a classe, definindo os professores como anjos com uma importante função, de ajudar a educar.

Publicidade

Em outro momento, utilizando uma folha de papel, a palestrante fez uma dinâmica com os professores. Embora as orientações de recortes na folha de papel tenham sido repassadas simultaneamente para todos os presentes, ao final, as folhas terminaram com formatos diferentes.

O objetivo, segundo ela, é estimular os educadores a compreender que as turmas são heterogêneas, e que as pessoas, por mais que os métodos de ensino sejam os mesmos, a orientação seja a mesma, a compreensão e o entendimento é diferente. “Cada um tem um modo de compreensão diferenciado. Isso acontece com os professores e, também, em sala de aula com os alunos. Nós somos únicos por vários fatores e essa dinâmica foi mais para mostrar essa singularidade”, finalizou.

A secretária de Educação, Anazilda Maria de Jesus Sobreira, acredita na inovação para avançar e transformar a educação para melhor. “A gente está buscando alcançar uma educação de melhor qualidade para os alunos de Campo Grande do Piauí e a jornada é para dar esse suporte ao professor. A partir de hoje, até o próximo sábado, nós vamos estar aqui discutindo as melhorias que precisamos realizar”, disse.

Em entrevista, a gestora fez um chamamento aos educadores. “Queria pedir a união e o comprometimento dos professores para abraçarem a profissão de educador, dando o seu melhor no processo de ensino e aprendizagem. 2020 é um ano de eleição e a gente pede que as pessoas deixem de lado o partidarismo, pensem nos alunos para que o resultado seja positivo”, pontuou.

Anazilda manifestou sua satisfação e, ao mesmo tempo, a sua preocupação com a implementação do novo piso salarial do magistério. “Campo Grande é um município pequeno, de poucos recursos e sem arrecadação própria. Então, vai ser um desafio cumprir o piso. Mas estamos felizes por termos realizado o pagamento do primeiro mês do ano já com o reajuste. É uma preocupação da gestão servir ao professor para que esteja motivado a desenvolver o papel dele na educação”, afirmou.

A secretária de Educação falou sobre conquistas previstas para este ano. “Temos recursos empenhados no valor de 274 mil para a compra de um ônibus escolar, outro recurso destinado para a aquisição de climatizadores para as escolas e temos em orçamento a ampliação da creche Maria Madalena. Esse é ano se encerra uma etapa do Plano de Ações Articuladas, o PAR, então, esse ano é prazo para receber tudo o que está previsto dentro do programa para o município de Campo Grande”, disse.

Publicidade

_Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS