Connect with us

Campo Grande do PI

Palestra Saúde e Cuidados na primeira infância abre IV Semana do Bebê em Campo Grande do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Campo Grande do Piauí, através das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e Cultura e Comissão Intersetorial do Selo Unicef, realizou nesta segunda-feira (11), a abertura da IV Semana do Bebê.

O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e reuniu diversas mães, pais, gestantes e crianças. A Semana do Bebê é uma ação voltada para a primeira infância, com o intuito de mobilizar os municípios brasileiros pela garantia da sobrevivência e do desenvolvimento da criança em seus primeiros anos de vida.

O evento contou também com a presença de gestores e profissionais do município, como o secretário municipal de Saúde, Wilson Marcelo, a secretária de Assistência Social, Vandeslene Oliveira, secretária de Cultura, Vanessa Belchior, articuladora do Selo Unicef, Valdirene Oliveira, coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Luciana Sales, enfermeiro José Reinaldo, assessor técnico da Saúde Municipal, Átila Araújo, a supervisora de Ensino, Tássia, coordenadoras da Educação, profissionais da Saúde, equipe do NASF e do CRAS e  Agentes Comunitários  de Saúde.

Na abertura, o secretário de Saúde, Wilson Marcelo, agradeceu a presença de todos e empenho das secretarias. “Agradeço a todos que saíram de suas casas para vir participar desse momento, que não é somente dos profissionais, mas de toda população de Campo Grande e principalmente as mães e crianças. Agradeço a equipe de Atenção Básica, das secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, todos que estão empenhados na realização da Semana do Bebê” disse.

A Companhia de Ballet da Turma de Campo Grande Baby Class, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura, encantou o público presente com uma bela apresentação. Logo em seguida, teve início a palestra “Saúde e Cuidados na primeira infância”, ministrada pelo Enfermeiro José Reinaldo.

O profissional José Reinaldo, em sua explanação, destacou que os três eixos principais de atenção à criança é o cuidado, proteção e atenção. “Os pais tendo ciência desses três pontos norteantes, tem a condição total de trazer uma boa condição de saúde a criança no seu desenvolvimento na primeira infância, que corresponde ao período de zero a cinco anos de idade” destacou.

Em entrevista ao Cidades na Net, ele falou dos pontos abordados na palestra. “Abordo sobre os cuidados principais desde o período pré natal, que é onde esse cuidado realmente se inicia pela geração da criança, onde a atenção principal é voltada a mãe, pois a mãe sendo saudável, a criança também vai nascer saudável. Depois vem a questão da amamentação, vacinas e orientação aos pais sobre os pontos de risco que devem ser observados nesse período de desenvolvimento da criança e também trazer o foco para a questão de atendimento de emergência, considerando que hoje o engasgo é o principal causador de morte em crianças” disse.

A Semana do Bebê segue até a quarta-feira (13). Nesta terça, acontece uma atividade sobre práticas corporais voltada para gestantes, com a fisioterapeuta Conceição Bezerra.

Publicidade

Na quarta (13), a programação contará com o lançamento do programa Crescer Saudável; apresentação dos resultados da avaliação antropométrica realizada nos alunos da rede municipal e atividade de educação alimentar nutricional.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS