Connect with us

Campo Grande do PI

Pré-candidato a prefeito de Campo Grande do PI aparece na lista de fichas sujas do TCE

Publicado

em

O líder político João Batista de Oliveira, o Baiá (PMDB), que pretende concorrer as eleições para prefeito de Campo Grande do Piauí, poderá ter os seus projetos políticos para as eleições municipais deste ano frustrados. O nome do líder político apareceu na última relação de gestores com as contas reprovadas ou julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

A lista foi divulgada pela Corte no último dia 15 de julho, ou seja, cinco dias antes do prazo de abertura para a realização das convenções municipais, onde os partidos deverão ser escolhidos os candidatos para prefeito, vice e vereadores.

O documento possui 91 páginas e uma extensa lista com nomes de ex-prefeitos, presidentes de Câmara Municipais e gestores de diferentes órgãos da esfera municipal, cujos processos tem decisões transitadas em julgado.

Confira a nova lista de gestores ficha suja!

O nome de Baiá aparece cinco vezes na lista. Três dos processos são referentes ao exercício financeiro de 2005 – contas de gestão, de governo e do Fundo Municipal da Assistência Social –  e foram julgados no mês de setembro de 2008. Os referidos processos só serão prescritos no mês de setembro de 2016, ou seja, após prazo de registro de candidaturas, que encerra dia 15 de agosto, conforme o calendário eleitoral.

Publicidade

Baia lista 1

Outros dois processos são referentes ao exercício financeiro de 2012, último ano da gestão de Baiá na Prefeitura de Campo Grande do Piauí. Em 2015, o Tribunal julgou irregulares as contas de gestão e do Fundo Municipal da Assistência Social.

Baia lista 2

A relação dos gestores considerados fichas sujas foi enviada ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), conforme determina a lei nº 9.504/97, a chamada Lei das Eleições, que poderá tornar os referidos gestores inelegíveis para as eleições municipais de 2016.

Perda

Dr. Tico e Quirino se aliam para as eleições 2016

Dr. Tico e Quirino se aliam para as eleições 2016

Além dessa situação de indefinição com relação à candidatura do ex-prefeito Baiá, o grupo político que faz oposição ao governo municipal em Campo Grande do Piauí sofreu uma grande perda política. O vereador Quirino Francisco Bezerra (PSD) deixou o grupo e se aliou ao grupo da situação. Ele será candidato a vice-prefeito na chapa majoritária que será encabeçada pelo prefeito Francisco José Bezerra, o Dr. Tico (PP), que busca a reeleição.

Quirino foi aliado de Dr. Tico nas eleições de 2012. No ano passado, o vereador anunciou sua independência política e manifestou interesse em disputar as eleições para o cargo de prefeito. Ele contava com as promessas de apoio do ex-prefeito João Batista de Oliveira, o Baiá. Porém, o ex-prefeito, apesar de ter seu nome na lista dos políticos ficha suja, vem trabalhando sua própria candidatura, descumprindo com o que havia prometido a Quirino. Diante dos fatos, Quirino decidiu por manifestar apoio à reeleição de Dr. Tico.

Publicidade

PP, PSD e os demais partidos que integram a base aliada ao governo municipal irão realizar suas convenções partidárias no dia 03 de agosto, a partir das 17h, no Centro Social, onde serão homologadas as candidaturas para prefeito, vice-prefeito e vereador, além da formação da Coligação.

NOTÍCIA RELACIONADA:
Dr. Tico venceria eleições contra qualquer um dos pré-candidatos do ‘grupão’, aponta pesquisa. Veja!

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS