Connect with us

Campo Grande do PI

Prefeito abre oficialmente a Semana do Bebê em Campo Grande do Piauí

Publicado

em

O prefeito do município de Campo Grande do Piauí, Francisco José Bezerra, o Dr. Tico (PP), abriu oficialmente na manhã desta segunda-feira, 16, a Semana do Bebê. A cerimônia aconteceu no auditório da Câmara Municipal com a participação da equipe de governo e dezenas de gestantes, mães, bebês e crianças.

O evento é uma estratégia de mobilização social que segue as diretrizes do Unicef e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Esse é o segundo ano que Campo Grande promove essa grande mobilização em favor da primeira infância, uma ação que envolve, sobretudo, os setores da saúde, educação e assistência social.

Em seu pronunciamento, o prefeito municipal, que é médico, deu as boas vindas à todos e destacou a importância da Semana do Bebê como uma iniciativa orientadora sobre os cuidados com os filhos nessa faixa etária da vida, desde a sua concepção, infância, até a adolescência. “O bem estar e qualidade de vida dessas crianças é uma preocupação da nossa gestão, pois elas são o nosso futuro, o futuro da nossa cidade”, disse.

Dr. Tico, prefeito municipal

Dr. Tico, prefeito municipal

Dr. Tico convidou as mães a participarem da programação da Semana do Bebê e firmarem uma parceria com o governo municipal em prol da primeira infância. “Vamos nos unir, somar os esforços em prol de nossas crianças, para que tenham uma vida digna e todos os seus direitos preservados”.

Verenilson, secretário de Saúde

Verenilson, secretário de Saúde

O secretário municipal de Saúde, Verenilson Manoel, também enfatizou a importância da Semana do Bebê e destacou outras ações e conquistas na área da saúde, citando, dentre outros, a abertura da Unidade Básica de Saúde da sede do município, e a construção de uma UBS no povoado KM 80, cuja inauguração está prevista para dezembro. “Campo Grande está de parabéns. Além de ter um gestor responsável, é também médico, um conhecedor das necessidades da população no setor que tem trabalhado para melhorar a cada dia mais os serviços na área da saúde”.

Publicidade
Ana Célia, articuladora do Selo Unicef

Ana Célia, articuladora do Selo Unicef

A articuladora do Selo Unicef no município e coordenadora da II Semana do Bebê, Ana Célia Bezerra, apresentou toda a programação do evento e fez uma ampla explanação sobre os objetivos gerais. Segundo ela, essa semana é apenas o início de uma mobilização contínua que será realizada ao longo de todo o ano.

Com o tema “O passo certo no caminho do amor”, a Semana contará com palestras sobre cuidados com o bebê desde a gestação e aleitamento materno, consultas do pré-natal, vacinação, teste do pezinho, puericultura e visita às puérperas, além de ações educativas, como aula de campo, cuidados com o meio ambiente, preservação aos animais, piquenique e recreação. As atividades seguem até a próxima sexta-feira, 20, quando acontece a entrega de brindes para as crianças, com participação da turma da alegria, a passeata das mães com seus bebês e a partilha do bolo. Ao longo da semana, o município vai monitorar as gestantes. O primeiro bebê que nascer vai ser condecorado como o Bebê Prefeito.

DSC_0186

Logo na abertura, foi realizada a entrega das camisetas da Semana do Bebê às mamões e a benção dos religiosos pelo padre Espedito Oliveira, pelo pastor Manoel Pereira de Sousa (Didi) e pelo vereador Irmão Del. Em seguida, aconteceu a primeira palestra da semana, ministrada pelo acadêmico de enfermagem e coordenador do Programa Saúde na Família, Dayro Coutinho.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura, além do prefeito, a primeira dama e secretária de Assistência Social, Zoneide Bezerra, e os secretários municipais Eliciana Bezerra (de Educação), Verenilson Manoel (de Saúde), Jardânia Ramos (de Cultura), Edson Oscar (de Obras), Jacinto Rodrigues (de Administração), e o vereador Irmão Del, dentre outros.

DSC_0188 DSC_0177DSC_0141 DSC_0138 DSC_0134 DSC_0135 DSC_0136 DSC_0133 DSC_0105 DSC_0104 DSC_0108

 

Publicidade

Clique na foto para ampliar

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS