Connect with us

Caridade do Piauí

Caridade do Piauí realiza Conferência de Assistência Social e apresenta programa ‘Criança Feliz’

Publicado

em

“Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. Esse foi o tema central da XI Conferência Municipal de Assistência Social de Caridade do Piauí, realizada na última sexta-feira, 28, na Cozinha Comunitária, com grande participação popular.

Promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social, com o apoio da Prefeitura Municipal de Secretaria de Assistência Social, a Conferência reuniu representantes dos poderes públicos do município, profissionais e servidores da Assistência Social, usuários e a sociedade civil em geral.

O objetivo foi analisar a atual política pública de assistência social no âmbito local e, com base nessa avaliação, discutir e elaborar as diretrizes para o financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, município, estado e união.

Na cerimônia de abertura, o secretário de Administração, Willamy Santos, que na ocasião representou o Poder Executivo Municipal, deu boas vindas aos participantes e justificou a ausência do o prefeito Antoniel Sousa (Toninho). Em sua fala, o gestor destacou a importância da Conferência, bem como, das atividades desenvolvidas pela Assistência Social em prol da melhoria da qualidade de vida das famílias consideradas de baixa renda.

Na oportunidade, a assistente social Ana Gardênia anunciou mais uma iniciativa do Governo Municipal em prol da população, a adesão do município ao programa Criança Feliz, uma importante ferramenta de promoção do desenvolvimento integral de crianças de zero a seis anos de idade.

Publicidade

A assistente social explanou sobre o programa. Segundo ela, o programa prevê a realização de visitas domiciliares por uma equipe de visitadores capacitados em diversas áreas, como saúde, educação, serviço social. Dentre os objetivos do Criança Feliz, está a promoção do desenvolvimento infantil integral, o apoio à gestante e a família na preparação para o nascimento da criança e os cuidados com as crianças em situação de vulnerabilidade até os seis anos de idade.

Após a solenidade de abertura e a leitura e aprovação do regimento interno do fórum, foi realizada a palestra magna ministrada pela assistente social Ana Patrícia Góes Andrade, que abordou o tema central da Conferência, “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS”, como também, os quatro eixos norteadores.  Em sua fala, a conferencista também apresentou um histórico dos avanços da assistência social ao longo dos anos.

Após a palestra, os participantes foram divididos em quatro grupos de trabalho para, a partir dos eixos norteadores, discutirem a sua realidade atual e as perspectivas. Cada grupo elaborou propostas para a implementação das políticas públicas de assistência social a nível municipal, estadual e nacional. As proposições de cada grupo foram apresentadas na plenária final e aprovadas.

Ao final, também foram eleitos os delegados titulares e suplentes que irão representar o município na Conferência Estadual, que acontecerá em Teresina.

Também estiveram presentes na Conferência o vice-prefeito Miguel Sousa, a secretária municipal de Assistência Social, Janikely de Araújo Bento, o vereador presidente da Câmara Municipal, Wellington Santos, demais secretários municipais e vereadores.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS