Connect with us

Caridade do Piauí

CARIDADE | Prefeito Toninho participa de reunião com Bancada do Nordeste e o presidente Jair Bolsonaro

Publicado

em

O prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, participou nesta quarta-feira (22), de um café da manhã, em Brasília, no Palácio do Planalto, onde foram apresentados projetos prioritários de cada estado.

A reunião, que aconteceu entre a Bancada do Nordeste e o presidente Jair Messias Bolsonaro, foi coordenada pelo deputado federal, Júlio César. Na oportunidade, os parlamentares reiteraram a importância da região Nordeste para a economia do país e pediram mais recursos para os seus estados.

Do Piauí, também participaram o senador Marcelo Castro (MDB), deputada federal Marina Santos (SD), deputado estadual Georgiano Neto (PSD) e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura.

As principais pautas da reunião foram a PEC 06/2019 (Compartilhamento da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido – CSLL, com estados e municípios); reestruturação e fortalecimento da SUDENE, DNOCS e CHESF; priorização da conclusão da Ferrovia Transnordestina e a revitalização e transposição do Rio São Francisco; disponibilização de recursos para cumprimento do art. 3º da lei 13340/2016 – renegociação dos débitos dos agricultores do Nordeste.

De acordo com o deputado Júlio César Lima (PSD-PI), coordenador da bancada, o fortalecimento de órgãos como a Sudene, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e o Banco do Nordeste pode ajudar a região a aumentar a participação na produção de riquezas e no Produto Interno Bruto [PIB] do país. A conclusão da transposição do Rio São Francisco e da ferrovia Transnordestina também é prioridade.

Publicidade

Para Bolsonaro, obras de infraestrutura, com licenciamentos mais ágeis e buscando a vocação regional são importantes para estimular a participação no PIB do Nordeste. O turismo foi um exemplo citado. “É a maneira mais fácil e rápida de conseguirmos alavancar a economia local. O custo é quase zero; o que dependia no passado de difícil e demorada licença ambiental, com nosso ministro do Meio Ambiente [Ricardo Salles] essas etapas estão sendo vencidas”, disse o presidente durante o café.

Também estiveram na reunião os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, da Economia, Paulo Guedes, o relator da reforma da Previdência na Comissão Especial da Câmara, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) e o presidente da comissão especial da Câmara dos Deputados da reforma da Previdência, Marcelo Ramos (PR-AM).

Texto: Cidades na Net | Com informações da ASCOM e Agência Brasil

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS