Connect with us

Caridade do Piauí

CARIDADE | Prefeitura e Secretaria de Saúde realizam grande ação da campanha “Novembro Azul”

Publicado

em

No mês mundial de combate ao câncer de próstata, a Prefeitura Municipal de Caridade do Piauí, gestão do prefeito Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma série de ações alusivas à campanha “Novembro Azul”, que tem o objetivo de alertar a população sobre a importância de prevenção de doenças masculinas, especialmente o câncer de próstata.

O Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Com essa preocupação, a Secretaria de Saúde promoveu a “Semana Azul”, com a intensificação de atividades direcionadas ao público masculino. Durante os dias 21 e 22 de novembro, a Unidade Avançada de Saúde, recebeu uma quantidade expressiva de homens para a realização dos exames de rastreamento do câncer.

O município disponibilizou o atendimento médico, com o Dr. Sólon Reis e realizou exames de ultrassonografia da próstata, toque retal, PSA e aferição da pressão arterial. Além dos exames, durante os dois dias foram repassadas informações essenciais para a saúde dos homens e realizada a entregas de brindes.

A 1ª dama e coordenadora de Saúde, Tatiane Danuse, falou da importância e do sucesso da campanha “Novembro Azul”. “Mais uma vez estamos realizando a campanha de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, durante esses dois dias já foram feitos mais de 200 atendimentos entre os homens da zona rural e sede, e assim estamos conseguindo cumprir o mais importante, que é levar uma saúde de qualidade a população de Caridade”, disse.

Publicidade

Tatiane parabenizou a gestão pela iniciativa, a equipe de profissionais da Saúde pelo empenho e dedicação e aos homens por terem aceitado o convite e participado efetivamente da campanha.

O prefeito Toninho falou sobre a importância e cuidado que se deve ter especialmente nas doenças dirigidas aos homens. “O exame da próstata deve ser feito em qualquer mês ou dia do ano, pois o câncer é uma doença tratável e com cura, se for descoberta a tempo. Temos que acabar com o preconceito, se informar mais sobre a doença e realizar os exames, e para isso nós temos unidades capacitadas para a prevenção”, ressaltou Toninho.

As ações da campanha Novembro Azul seguem até o final do mês. Para mais informações os interessados devem procurar a Secretaria de Saúde.

_fotos por Kleber Santos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS