Connect with us

Caridade do Piauí

Com grande participação, Caridade do Piauí promove Fórum Comunitário do Selo Unicef

Publicado

em

A Prefeitura de Caridade do Piauí, por meio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente-CMDCA e as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social realizaram nesta quarta-feira,29, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef– município aprovado, edição 2017 \2020.

O  evento aconteceu na Creche Constâncio Bento e contou coma participação de autoridades governamentais e representantes das secretarias de municipais, do poder legislativo, escolas municipais e estaduais, conselheiros tutelares, sociedade civil organizada, líderes sindicais, igrejas, e o NUCA.

O Fórum  que foi marcado pela grande participação da sociedade que lotou o espaço,  teve por objetivo  dialogar e  construir de forma conjunta as condições de vida da infância e adolescência, bem como o planejamento e construção do Plano  de ações para proteção integral do público alvo do município.

 A  abertura,  foi feita pelo  presidente do CMDCA, Willamy da Silva Santos, também representando o prefeito Antoniel de Sousa Silva, o Toninho.   Ele enfatizou que o Selo é  importantíssimo por  tratar  políticas públicas que visam a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

“Quem luta para garantir os direitos das crianças e do adolescentes, busca uma sociedade melhor, e quem tira esses direitos,  está ferido o futuro da sociedade,  então que todos nós estejamos empenhados nessa causa, que possamos dar o nosso  melhor não somente neste Fórum,  mas no dia a dia zelando por eles,  e fazendo com  que as ações sejam de fatos realizadas. Obrigado a todos pela presença e que tenhamos  um evento proveitoso , onde  saíamos daqui com esse o objetivo de pôr em prática, de ser agentes na defesa dos direitos e proteção de nossas crianças e adolescestes”, destacou.

Publicidade

Em seguida aconteceu a uma apresentação cultural realizada pelo NUCA  e logo após foi apresentado à Comissão intersetorial do Selo Unicef, composta por diversos seguimentos da sociedade civil organizada.

Na ocasião, foi apresentado a metodologia do Selo, conduzido pela articuladora Beatriz Silva Sousa. “O Selo monitora e acompanha todas as ações desenvolvidas dentro da política de atendimento a criança e ao adolescente e  faz com que elas sejam aplicadas de maneira eficaz, no atendimento à saúde, educação, social,  entre outros”, disse.

Outro momento importante do Fórum, foi a apresentação do diagnóstico situacional que foi realizado pelas Secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, quando  foi apresentado ainda, as  ações desenvolvidas pelas referidas pastas no ano de 2018.

Após a apresentação do diagnostico situacional de Caridade do Piauí, aconteceu a divisão dos onze grupos de trabalho, que dentro da linha de base,  elaboraram e apresentaram propostas de ações  para melhorar os indicadores do município em vermelho e manter os que estão em verde.

O evento culminou com uma apresentação musical realizada pela NUCA e em seguida foi servido um almoço.

Além do presidente do CMDCA,  Willamy da Silva Santos  e da articuladora  do Selo,   Beatriz da Silva Santos,  participaram também do evento,   a secretária de Assistência Social, Janikele Bento, o  secretário de Educação, Aldo Cesar e Ceilla  Karina,  representando a Secretaria de Saúde, Tatiana Danuse.

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS