Connect with us

Caridade do Piauí

Projeto Consultório Itinerante é lançado em Caridade do Piauí

Publicado

em

Na tarde da última sexta-feira, 18, o Professor Francisco Washington, Diretor de Ensino do Instituto Federal do Piauí – Campus Paulistana (IFPI), realizou uma reunião na Creche Municipal Constâncio Bento, em Caridade do Piauí

No encontro foi realizado o  lançamento do Projeto Consultório Itinerante no âmbito do Programa Saúde na Escola e Brasil Alfabetizado, que será desenvolvido em parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação, IFPI, UNIVASF.

O Projeto Consultório Itinerante tem como objetivo proporcionar a identificação precoce de dificuldades visuais e garantir a saúde de crianças e adolescentes, já que esses distúrbios são responsáveis por dificuldades de aprendizagem.

O secretário de Administração, Willamy Silva, esteve representando o Prefeito Antoniel de Sousa Silva, o Toninho de Caridade, e falou sobre a importância do programa para o município. “Estamos dando abertura a um projeto de grande importância para nossas crianças. Em nome da Prefeitura Municipal nos disponibilizamos para contribuir na realização desse projeto que irá favorecer a melhoria da educação em nosso município”, ressaltou.

O Diretor Washington, falou sobre o ensino de qualidade que é desenvolvido no IFPI e a parceria com a Prefeitura de Caridade que vem trazendo resultados positivos para os alunos que já estudam no Instituto Federal, Campus Paulistana.

Publicidade

O Diretor também informou que o projeto oferta o tratamento de saúde bucal, e principalmente, oftalmologista, que irá atender os alunos com dificuldades na visão.

Em um segundo momento, a professora Francisca Alves, apresentou uma capacitação com os servidores da rede de ensino, sobre o processo de seleção de alunos para o Atendimento Oftalmológico, em Paulistana.

Segundo ela, no primeiro momento será feito a Pré-Triagem, que é identificação dos alunos que apresentarem dificuldades visuais e/ou sintomas perceptíveis relacionados a visão, como irritação nos olhos, coceiras, vermelhidão lacrimejantes e entre outros.

Ela explicou que o passo seguinte é a  Triagem, momento de aferir a acuidade visual por meio de teste da “Tabela de Snellen”, onde coleta os dados que servirão para determinar a necessidade do exame ocular. E por fim, o atendimento, realizado pelo médico oftalmologista com equipamentos específicos. Há também, a escolha da armação para montagem dos óculos prescritos aos alunos.

João Bosco, representando a Secretaria de Educação disse que os professores iram fazer os teste nas escolas e os alunos com necessidade do atendimento serão levados até Paulistana onde se encontra o consultório.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS