Connect with us

Caridade do Piauí

Saúde entrega kits de trabalho aos ACS e inicia semana de cuidados visuais em Caridade do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura de Caridade do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na manhã de quarta-feira (3), um evento em comemoração ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde.

O objetivo, segundo Tatiana Danuse, primeira dama e secretária da pasta, foi homenagear o profissional que faz o elo entre a população e a atenção básica, realizando um trabalho importante de acompanhamento de todas as famílias do município. “É um gesto de reconhecimento e gratidão da gestão pelo trabalho que vocês desempenham no dia a dia”.

Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde entregou um kit de material de trabalho composto por balança, fita métrica, tablet, mochila e uniformes.

O tablet foi considerado um dos itens mais importantes, por promover a inclusão digital dos profissionais, e com isso, otimizar os serviços públicos de saúde prestados à população do município. O objetivo da gestão é facilitar o trabalho dos agentes, eliminando o grande volume de papeis e passando a armazenar os dados das famílias no dispositivo móvel, através de um aplicativo específico. Todos os dados do acompanhamento serão transmitidos mensalmente, de forma ágil e prática, para o sistema do Ministério da Saúde, possibilitando uma melhor atuação dos profissionais em saúde, uma vez que terão mais informações sobre os usuários.

Os 12 agentes comunitários que atuam na sede e nas diversas comunidades rurais do município foram contemplados. Um deles é Joaquim Carvalho, que exerce a função de agente há 13 anos. Ele acredita que o uso da tecnologia vai trazer melhorias para os agentes. “Vai facilitar muito pra gente. O que mais acarreta é a questão das fichas. A gente tem uma produção mensal com os dados de todas as famílias de cada área, e era tudo feito no papel. São várias fichas. Agora vai ser tudo digital. A gente vai ter mais facilidade no trabalho.”, disse.

Publicidade

O servidor também destacou a comemoração ao Dia do ACS. “A gente fica muito feliz. Durante esses 13 anos que sou agente, nunca tive um evento para comemorar o nosso dia. Essa é a primeira vez. É motivo de alegria. O reconhecimento do nosso trabalho é muito bom. E ainda recebemos esse kit, que também é uma novidade e que vem para melhorar o trabalho do ACS.”, afirmou.

Cuidando da visão

O evento marcou, também, a abertura da Semana de Saúde Visual, uma importante ação realizada pela Prefeitura de Caridade, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Associação Brasileira de Combate à Cegueira, que prevê a realização de consultas gratuitas realizadas por técnicos em optometria, com avaliação, orientação e o diagnóstico preventivo de doenças visuais.

Os atendimentos estão sendo realizados na Unidade Básica de Saúde da cidade, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 17h. Espera-se atender aproximadamente 180 pessoas por dia. Os atendimentos serão realizados até o início da próxima semana.

Além da consulta, a armação do óculos também é ofertada de forma gratuita, fruto da parceria da ABRACCE com a Prefeitura. Os pacientes que necessitarem e que optarem pela aquisição dos óculos, vai pagar apenas pelas lentes a preço de laboratório e com pagamento facilitado.

Publicidade

Segundo a optometrista Sâmia Karoline, o objetivo do projeto é a prevenção da cegueira. “A gente está indo aos municípios com esse projeto que tem muito a acrescentar na vida das pessoas. São muitas as dúvidas sobre a saúde visual e nós vamos levar orientações importantes para população de Caridade”, disse. Ela chamou a atenção para o uso aparelhos eletrônicos como celulares, computadores e televisão. Segundo a optometrista, os eletros e eletrônicos contribuem para os problemas visuais. “Isso também a gente vai estar alertando os pais. Nós queremos prevenir para que futuro crianças e adolescentes não venham a ter problemas mais sérios.”, disse.

Tatiana Danuse destacou que essa é a primeira vez que o município de Caridade do Piauí realiza um mutirão de cuidados com a saúde visual e que objetivo da gestão é aproximar os serviços da população, possibilitando, assim, uma maior procura. “Nós trouxemos os profissionais até a nossa cidade, para facilitar a vida da população. A população não vai precisar se deslocar para outras cidades para cuidar da saúde visual, que é muito importante e requer uma atenção especial”, disse, chamando a atenção para a prevenção. “O glaucoma é responsável pela cegueira em 15% da população. A catarata atinge a 40%. E essas doenças podem ser diagnosticadas essa semana e uma possível cegueira pode ser evitada. Por isso a gente convida a população a fazer a consulta e verificar como está a saúde dos olhos”.

O prefeito de Caridade, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, esteve presente no evento. Em seu pronunciamento, o gestor parabenizou aos agentes comunitários de saúde pelo seu dia. “Vocês são fundamentais por intermediarem o contato da população com os serviços de saúde que nós ofertamos. E sabendo do papel importante de cada um, é que nós estamos entregando esses kits que vão melhorar ainda mais o trabalho que vocês desenvolvem.”, disse.

Sobre a Semana de Saúde Visual, o prefeito Toninho afirmou que essa é mais uma iniciativa da sua gestão com foco na saúde e o bem estar da população. O gestor frisou que, embora a saúde visual seja tão importante, em virtude da dificuldade de acesso, parte da população não tem o hábito de cuidar de forma preventiva. “Esse é um serviço que ainda não é ofertado nos postos de saúde e que ainda está um pouco distante da população. Então, a gente fez essa parceria para trazer os atendimento para Caridade, mais perto das pessoas, para que elas venham consultar e saber como está a saúde dos olhos, do mesmo jeito que costuma ir ao médico.”, disse. O objetivo, segundo o gestor, é fazer mapeamento da situação visual da população de Caridade e, a partir do diagnóstico, encaminhar para o procedimento indicado. “A nossa gestão vai apoiar a população diante do diagnóstico.”, pontuou.

Além da população que procurou o atendimento de saúde visual e dos agentes comunitários de saúde, o evento contou com a participação de outras autoridades, como o presidente da Câmara, Wellington Santos, outros vereadores e secretários municipais.

Publicidade

_Mais fotos

         

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS