Connect with us

MUNICÍPIOS

CARIDADE | Secretária é acusada de perseguição política e de negar ambulância a acidentada, que acabou morrendo

Publicado

em

A administração do município de Caridade do Piauí, situado a 457 km de Teresina, é acusada de perseguir adversários políticos e de negar a ambulância a uma mulher vítima de um acidente. O pedreiro Reinaldo de Araújo Mendes esteve na redação do portal Cidades na Net nesta quarta-feira, 25, para relatar um caso. Segundo o autônomo, no último dia 18, sua irmã, a agricultora Maria Natividade de Araújo Mendes, de 42 anos, sofreu um acidente de bicicleta na localidade Sítio Baixas, distante 6 km da cidade.

Pedreiro Reinado Mendes acusa município de perseguição

Pedreiro Reinado Mendes acusa município de perseguição

Segundo relatou Reinaldo, a mulher estava acompanhada de duas crianças, um deles era filho da agricultora. “Ela estava procurando umas ovelhas quando caiu, bateu com a cabeça e desmaiou. Uma irmã nossa ligou pra ela e quem atendeu foi o filho, que estava desesperado falando que a mãe ‘tava’ caída”, disse.

Familiares foram até o local do acidente e entraram em contato com a secretária municipal de Transportes, Luzineide Gomes, solicitando a ambulância para socorrer a vítima, mas o veículo foi negado, com a informação de que estaria sendo lavado. Com isso, a mulher acidentada teve que ser socorrida no veículo de um vereador e levada até o Hospital Zuza Batista, na cidade de Simões. Diante da gravidade, o médico plantonista orientou a transferência de Maria Natividade para o Hospital Regional de Picos. Segundo relatos de Reinaldo, a família voltou a entrar em contato com Luzineide para solicitar a ambulância para transferir a acidentada, no entanto, apesar da proximidade, o veículo só teria chegado a Simões horas depois.

Somente por volta das 13h, Maria Natividade foi transferida para o Hospital Regional Justino Luz, onde foi atendida e, constatada a gravidade da lesão na cabeça. A equipe médica encaminhou a vítima do acidente para o Hospital de Urgências de Teresina. Reinaldo conta que a família viveu um novo transtorno, pois a ambulância utilizada para transportar a paciente até Picos não tinha condições de viajar até Teresina. Com isso, novos contatos foram feitos com a secretária de Transportes do município de Caridade para solicitar a autorização da ambulância nova. Além dos familiares da vítima, servidores do Hospital Regional também entraram em contato com o município. As tentativas foram inicialmente frustradas. Segundo relatou Reinaldo, somente por volta das 16h30, após ameaças de recorrer à Justiça, a ambulância foi autorizada pela servidora do município.

Ambulâncias ficam estacionadas no pátio de posto de combustível

Ambulâncias ficam estacionadas no pátio de posto de combustível

Reinaldo afirmou que sua irmã deu entrada no Hospital em Teresina por volta 20h, cerca de dez horas depois do acidente. Maria Natividade foi internada na unidade de Unidade de Terapia Intensiva com traumatismo craniano, não resistiu e faleceu na sexta-feira, 20. A vítima tinha 42 anos, era casada e mãe de cinco filhos.

Publicidade
Maria Natividade morreu vítima de acidente de bicicleta

Maria Natividade morreu vítima de acidente de bicicleta

Reinaldo acusa o município de ter dificultado o socorro à sua irmã, segundo ele, por perseguição política. “A mulher do vereador disse que não ia dava a ambulância por que nossa família votou em outro partido, contra o prefeito. Demorou muito ‘pra’ levar ela. Minha irmã podia ter escapado”, disse o pedreiro. O agricultor relatou que além desse, existem outros casos de perseguição política com sua família e com outros que são adversários do grupo político liderado pelo prefeito José Lopes Filho, o Zezinho (PTB). “Lá só tem direito quem votou no lado do prefeito”, disparou. Reinaldo afirmou que a família vai mover uma ação com a Prefeitura Municipal.

Luzineide Gomes, secretária apontada como responsável pela autorização das ambulâncias, é esposa do vereador Marciel Lopes de Carvalho (PTB), aliado do governo municipal.

Outro lado
O portal Cidades na Net entrou em contato com a secretária de Transporte, Luzineide Gomes, mas a chamada feita para o telefone pessoal da mesma foi atendida por uma outra pessoa, que informou apenas que a gestora havia saído.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS