Connect with us

Jacobina do Piauí

Comissão fecha acordos sobre limites territoriais de Jacobina, Patos, Vera Mendes e Aroeira do Itaim

Publicado

em

Quatro termos de acordos de litígios envolvendo cerca de 20 municípios piauienses foram concluídos nesta quarta-feira (28) pela Comissão de Estudos Territoriais (Cete) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O grupo vem desempenhando este papel há algum tempo junto aos municípios piauienses.

Os municípios beneficiados com os acordos de ontem (28) estão Aroeira do Itaim que faz fronteira com os municípios de Picos, Geminiano, Itainópolis, Santa Cruz do Piauí, Paquetá; o segundo acordo foi com o município de Jacobina do Piauí que faz fronteira com Patos do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí, Paulistana, São Francisco de Assis do Piauí e Conceição do Canidé; o terceiro município a assinar um acordo de novos limites foi Patos do Piauí que faz fronteira com Jaicós, Massapê do Piauí, Caridade do Piauí, Jacobina do Piauí, Conceição do Canindé, Isaías Coelho, Vera Mendes e Itainópolis; o quarto acordo foi referente ao município de Vera Mendes, que por sua vez faz fronteira com Itainópolis, Patos do Piauí e Isaías Coelho.

O deputado estadual Antônio Félix, que preside a comissão desde o ano de 2012, ressalta o grande avanço que o estado vem alcançando com o desempenho da Cete em todos os municípios do Piauí. “Nosso objetivo é regularizar os limites territoriais de todos os municípios do estado, essa problemática teve um avanço considerável nos últimos anos e com isso a comissão vem tendo um reconhecimento muito grande por parte dos gestores municipais, fazendo com que aumente ainda mais nossa responsabilidade de resolvermos esses impasses”, afirma o presidente.

Após esses acordos cada município terá a real definição dos seus limites territoriais, resolvendo assim um problema que os acompanham durante anos e que muitas vezes ocasionam atritos e divergências entre as cidades circunvizinhas.

“O grande desafio do nosso trabalho é conseguir reunir todos os prefeitos e presidentes das câmaras municipais para a assinatura desses acordos, como cada município faz fronteira com vários outros, nosso trabalho se torna ainda mais difícil, porém, estamos conseguindo êxitos e mostrando cada vez mais soluções para essa problemática”, completou o deputado Antônio Félix.

Publicidade

Após a conclusão do parecer da Comissão de Estudos Territoriais, esses acordos seguem para votação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça da ALEPI) e em seguida para votação em plenário para que possa enfim virar lei.

 

Portal AZ

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS