Connect with us

Belém do Piauí

Criadores de Jaicós e mais 4 municípios são convocados a vacinar rebanho

Publicado

em

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa foi lançada esta semana. O prazo para vacinação já começou e vai até o próximo dia 30. A informação é do coordenador da Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), regional de Jaicós, Abdias Último.

O médico veterinário alerta que o criador que não vacinar dentro do prazo estará sujeito a punição. “É importante que o criador vacine o rebanho dentro do prazo, pois caso isso não aconteça ele será autuado, multado e impedido de transitar com os animais não vacinados, pois não receberão a Guia de Trânsito Animal. Sem a GTA, os animais não também poderão ser vendidos”, explicou Último.

Mesmo o Piauí sendo considerado área livre da febre aftosa, os animais devem continuar sendo vacinados, por isso a segunda etapa da campanha. “Somos uma área livre, mas com a vacinação. Essa é uma conquista não apenas do Governo do Estado, mas, principalmente, dos criadores. Por isso, é importante manter os índices vacinais para continuar sendo uma área livre da febre aftosa”, acrescentou o coordenador.

A primeira etapa da vacinação aconteceu em janeiro de 2014 e teve um índice de vacinação de 98,75% na campanha e no pós-campanha foi atingido os 99%. O objetivo agora é atingir 100%. “A vacinação segue até o último dia do mês de novembro. Já o prazo para comprovar a vacinação vai até o dia 15 de dezembro, no escritório em Jaicós, com entrega dos comprovantes de vacinação”, disse.

A regional da Agência em Jaicós compreende, também, os municípios de Massapê do Piauí, Belém do Piauí, Padre Marcos e Francisco Macêdo.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS