Connect with us

MUNICÍPIOS

CTA de Picos inicia trabalhos pré-carnaval

Publicado

em

O carnaval se aproxima e, com ele, os preparativos para um evento seguro, principalmente no que diz respeito à saúde sexual dos foliões. Todos os anos, além das ações de prevenção, o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, em parceria com a Secretaria de Saúde, busca atender de forma reforçada as necessidades dos picoenses.

“A gente já esta mobilizando a população, dando as informações de como se prevenir, porque é uma das ações. A gente faz várias ações aqui no CTA. Dentre elas, a mais importante é exatamente essa: a prevenção. É aí onde a gente faz a distribuição de preservativos masculinos e femininos, de lubrificantes, de panfletos informativos. E agora, para o carnaval, estamos montando uns kits para serem distribuídos”, falou a coordenadora do Centro de Testagem, Isabel Fontes.

Isabel Fontes, coordenadora do CTA de Picos

Ela também declarou que a equipe do CTA estará em uma barraca montada pela Secretaria de Saúde nas quatro noites do Folia Picos. “Lá na avenida a gente estará presente, fazendo a distribuição desses kits que estamos preparando para os foliões”.

Dados de 2018

Isabel declarou ainda que os dados de 2018 já foram apurados. Segundo ela, foram 24 casos de HIV, 115 de sífilis, 3 hepatite B e 3 de hepatite C.

Publicidade

A coordenadora ressalta ainda que após a confirmação de qualquer que seja o caso de Doença Sexualmente Transmissível, há um acompanhamento especializado ao paciente.

“No caso do HIV ele já é passado diretamente para o médico especializado, o infectologista. É notificado e entregue a medicação aqui mesmo no CTA. E a gente já acompanha esse paciente, fazendo exames adequados de carga viral pra acompanhar o seu quadro e ver se está sendo eficaz ou se precisa fazer alguma alteração no tratamento”, explicou.

1º Semana de Prevenção da gravidez em adolescentes

A coordenadora do CTA disse ainda que durante o evento promovido pela Coordenação de Saúde da Infância e Adolescência, sua equipe estará presente, tanto nas mesas de conversas, quanto realizando testes, caso alguém se interesse, “lá mesmo no local”, enfatizou.

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS