Connect with us

Curral Novo do Piauí

CURRAL NOVO | Bispos do Piauí visitam comunidades impactadas pela mineração e transnordestina

Publicado

em

Nos  dias 27 e 28 de maio, todos os bispos do Piauí reuniram-se para visitar comunidades impactadas pelos projetos econômicos, Mineração, Ferrovia Transnordestina, Energias Eólica e Solar.

Seguindo uma programação em Paulistana, os bispos juntamente com padres e demais autoridades chegaram no município de Curral Novo do Piauí, por volta das 22hs do dia 27, onde foram recepcionados pela população que esperava ansiosa e animada, na BR 407.

Ao chegarem em Curral Novo, os bispos e padres foram recebidos com muita alegria e  faixas de boas vindas, quando saíram em passeata até a frente da Igreja de São Francisco de Assis, onde se  apresentaram para a comunidade.

Inicialmente o padre da cidade de Curral Novo, Francisco Berto, fez a acolhida aos bispos e padres. “A presença dos senhores aqui, alegra nosso coração, reanima nossa fé, nos dá esperança, é um dia que ficará marcado em nossas vidas”, disse.

Em seguida, os bispos se apresentaram e falaram sobre a importância de estarem unidos em prol do bem das famílias. Dom Plínio, da Diocese de Picos, falou sobre a recepção do município. “Esta visita nós marcamos lá em Parnaíba, em novembro, no encontro dos bispos, e quando a gente chega aqui e vê esta manifestação de fé do povo nos alegra muito”, frisou.

No dia 28, a terça-feira, a programação continuou às 7h, onde os bispos, padres e demais autoridades se deslocaram até a comunidade Baixio dos Belos, município de Curral Novo, onde foi servido o café comunitário e logo após celebrada a missa na localidade.

Publicidade

Após o encerramento da missa, todos as autoridades e moradores impactados da região reuniram-se para uma conversa sobre os projetos da Mineração e Ferrovia Transnordestina.

 

Na ocasião, alguns moradores deram o depoimento do sofrimento e descasos que sofrem. Maria Louraci, foi umas das moradoras do povoado Baixio dos Belos que  falou sobre a situação. “Moro aqui desde 2010, quando o pessoal da empresa começou a chegar para construir, eu residia bem perto da ferrovia e o encarregado da empresa disse que para minha segurança seria melhor me mudar. Acreditando que seria indenizada eu resolvi fazer isso e fui morar de favor. Eles me deram a oportunidade de trabalhar na empresa, eu aceitei, e fiquei trabalhando por alguns anos  e nesse tempo todo a administração sempre me prometendo que iriam fazer minha casa,  chegaram até marcar o dia de construírem  e até hoje nada foi feito”, desabafou a moradora.

 

A vice-governadora do Piauí, Regina Sousa, esteve acompanhando de perto. “Quero parabenizar a igreja por essa atitude de vir até o povo, daqui para frente toda empresa que estiver disposta a investir no Piauí, terá que conversar comigo, pois agora vai ter protocolo social, e  sobre o que já aconteceu temos que correr atrás para reparar os erros”, ressaltou.

Publicidade

Depois de todos os bispos opinarem e sugerirem novas ideias, o Bispo Dom Plínio, parabenizou as mulheres que deram seu depoimento. “Nossa missão não se encerra aqui, iremos passar por outros locais do estado e esperamos alguma atitude do governo”, finalizou.

As atividades seguiram até a Vila do Mel, na Serra do Inácio, onde os bispos visitaram a Associação de Mulheres que trabalham com a plantação e beneficiamento de mandioca.

A secretária Sueliene Rodrigues, da Associação das Pequenas Produtoras Rurais de Serra do Inácio (APPRSI) falou sobre a associação. “Agradeço primeiramente a Deus pela presença de cada um de vocês aqui, é uma honra recebê-los. Somos um grupo de 34 mulheres e trabalhamos com a mandiocultura. Fundada em 9 abril de 2010, em meio a tanta luta e trabalho, conseguimos muitas coisas graças a união de todas nós”, pontuou.

Na oportunidade, os alimentos derivados da mandioca e produzidos através da Associação, como bolos, sorvetes, sucos, biscoitos e caldos, foram servidos a todos.

A tarde a programação continuou com a apresentação do Plano de Ação do GT Romaria da Terra, pela  Secretaria do Planejamento e Orçamento (SEPLAN), que visa aumentar a eficiência dos recursos e das políticas públicas, promovendo o fortalecimento institucional, a transparência nas ações e a participação da sociedade.

Publicidade

A apresentação sobre o projeto “Bem Viver no Seminário” foi realizada pela Cáritas Diocesana do Crato e o Grupo Social da Serra do Inácio.

Os moradores levaram cartazes com reivindicações, como de melhorias na saúde, estradas de qualidade, uma escola e uma UBS para a comunidade, abastecimento de água com qualidade, fornecimento de energia para os que não tem, construção de cisternas e visitas mais frequentes da segurança pública.

Em entrevista ao Cidades na Net, o arcebispo de Teresina, Jacinto Furtado, falou sobre a importância da ação. “Queremos caminhar juntos naquilo que  é o bem do povo. Isso eu já repeti ao governador desde que cheguei, a igreja e o estado tem um terreno comum, o bem do povo. Estamos maravilhados pela mobilização do povo desta cidade, ontem, chegamos mais 22h e a comunidade estava esperando por nós com uma alegria contagiante e num clima de esperança e de expectativa, que nos deixa mais comprometidos de não parar nossa luta ”, destacou.

Estiveram presentes os bispos das 8 dioceses do Piauí, com exceção da diocese de Bom Jesus que esteve presente o Vigário geral, padre Adailton representado Dom Marcos Tavoni, Dom Jacinto Furtado, de Teresina, Dom Edivalter Andrade, de Floriano, Dom Edilson Soares, de Oeiras, Dom Juarez Sousa, de Parnaíba, Dom Francisco de Assis, de Campo Maior, Dom Eduardo Zielski, de São Raimundo Nonato e Dom Plínio José, de Picos. Também estiveram presentes sacerdotes  de diversas Paróquias do Piauí.

Veja mais fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS