Connect with us

Curral Novo do Piauí

Curral Novo do Piauí é bem avaliado em qualidade de Educação e Saúde

Publicado

em

Os Ministérios da Educação e da Saúde realizaram avaliações para medir a qualidade dos serviços prestados à população nos municípios, nas respectivas áreas. Curral Novo do Piauí, situado a 460 km de Teresina, foi bem avaliado em ambas, conforme os resultados divulgados na semana passada.


Veja imagens aéreas de Curral Novo do Piauí


O MEC divulgou os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mostra como está a qualidade do ensino brasileiro com base na taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

O Índice é divulgado a cada dois anos. A última divulgação foi referente ao ano de 2015. No último dia 3 de setembro, foram anunciados os dados de 2017. Em relação aos anos iniciais do Ensino Fundamental, Curral Novo obteve nota 4.5, superando a meta projetada para 2017, que era 4.1, e igualando a meta de 2019. Em relação aos anos finais do Ensino Fundamental, o município registrou avanço, saindo de 3.5 em 2015 para 3.6 em 2017, ficando apenas 0.1 atrás da meta, que era 3.7.

Resultado do Ideb em Curral Novo do Piauí

O Ministério da Saúde divulgou na última sexta-feira (6) os resultados do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que tem como objetivos avaliar e incentivar a melhoraria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio das equipes de atenção básica e saúde bucal.

Publicidade

A avaliação foi feita ano passado por uma equipe de visitadores enviados pelo Ministério. Além dos processos de trabalho e as estruturas das Unidades, a opinião da população e dos profissionais em Saúde também foi considerada. Moradores e usuários dos serviços de Saúde em Curral Novo do Piauí foram ouvidos sobre a opinião deles a respeito de como anda a qualidade da atenção básica.

Resultado do PMAQ em Curral Novo do Piauí

Em Curral Novo, duas equipes foram avaliadas em relação ao padrão de qualidade no atendimento. Uma recebeu nota máxima, considerada “Ótima”, e a outra recebeu classificação “Muito Bom”. De acordo com o Ministério da Saúde, os níveis de classificação podem ser Ótimo, Muito Bom, Bom, Regular, Ruim ou Desclassificada.

Junior de Abel, prefeito de Curral Novo do Piauí

O prefeito Abel Francisco de Oliveira Junior comentou os resultados. “A gente fica feliz em saber que o trabalho que está sendo realizado é positivo, que estamos no caminho certo, melhorando a qualidade da Educação e da Saúde, que são prioridades para nós e para a população”, disse.

De acordo com o prefeito, o reconhecimento por parte da população e dos Ministérios da Saúde e da Educação, servem como incentivo para a gestão e para os servidores. O gestor agradeceu e parabenizou a todos os envolvidos. “Quero parabenizar e agradecer aos secretários e a todos os servidores da Saúde e da Educação que contribuíram para esses resultados. Com o empenho e o compromisso de todos nós vamos continuar melhorando e desenvolvendo o nosso município.”, finalizou.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS