Connect with us

Curral Novo do Piauí

CURRAL NOVO | Estrada que liga cidade a povoado de grande potencial está sendo piçarrada

Publicado

em

Situado a cerca de 55 km da cidade de Curral Novo do Piauí, o povoado Serra do Santo Inácio é uma das comunidades mais populosas do município, e também uma das mais inacessíveis, um problema causado não somente pela distância, como também, pela precariedade da estrada vicinal que interliga o povoado à sede do município.

Sensível à essa situação de isolamento que enfrentava a comunidade onde residem cerca de 300 famílias, quando assumiu o governo municipal, em janeiro de 2013, o prefeito Leônidas Lima colocou como uma das prioridades resolver o problema do acesso à Serra do Santo Inácio.

Foram vários os pedidos feitos junto ao Governo do Estado. Na última audiência com o governador Wellington Dias e a deputada federal Iracema Portella, no mês de setembro, o prefeito voltou a reivindicar o piçarramento da estrada, que foi autorizada pelo governador e iniciada poucos dias depois.

PIçarramento Serra do Inácio (2)

https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xtp1/t31.0-8/11270598_1005730066126279_1801819121647535649_o.jpgAo todo, serão melhorados com serviços de piçarramento um trecho de 58 km de estradas vicinais, beneficiando aos moradores da Serra do Santo Inácio e de outras pequenas comunidades situadas no percurso, como o povoado Baixio dos Belos. Segundo o perfeito Leônidas, que esteve acompanhando as obras, um trecho de aproximadamente 20 km já foi melhorado.

Leônidas ressaltou a importância da referida estrada. “Com o piçarramento dessa estrada nós vamos garantir o acesso dos moradores até a cidade, como também a chegada dos serviços públicos de saúde, educação e assistência social até a comunidade. Estava cada dia mais difícil os profissionais chegarem até a Serra do Inácio. Gastava-se muito tempo no deslocamento”, disse.

4c34440f-8866-4ddc-a993-209fe8820673

Além disso, o prefeito destaca o potencial da comunidade, onde está situada a maior subestação de energia eólica do Brasil. A subestação receberá 230 quilowatt e, através dos sete auto-transformadores, elevará para 500 kW e distribuirá na rede do Sistema Interligado Nacional (SIN). Na comunidade também será construído mais um lote do Parque Eólico Chapada do Araripe. Atualmente, equipes trabalham na sondagem para a construção de 100 torres, inicialmente. “É um povoado de grande potencial e que necessita de infraestrutura para se desenvolver, e o acesso é essencial para isso”, afirmou Leônidas.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS