Connect with us

Curral Novo do Piauí

Votorantim Energia inaugura Complexo Eólico Ventos do Piauí em Curral Novo

Publicado

em

A Votorantim Energia inaugura hoje (6), o Complexo Eólico Ventos do Piauí, primeiro empreendimento da Votorantim Energia na área de produção de energia eólica. Com investimentos de R$ 1,1 bilhão, o Complexo é composto por 7 (sete) parques eólicos e formado por 98 aerogeradores, e está situado na região da Serra do Inácio, no município de Curral Novo do Piauí/PI. A programação de inauguração compreende atividades de lazer e sociais para as quatro comunidades do entorno.

Marco da energia eólica para a região, o empreendimento, iniciado em 2016, proporcionou a geração de cerca de 1.000 empregos, priorizando a mão de obra local ao longo de seu desenvolvimento. Há, também, a geração de renda para os arrendatários que possuem aerogeradores instalados em suas propriedades.

Durante a implantação do Complexo Eólico Ventos do Piauí, a Votorantim Energia investiu em projetos sociais nos Estados do Piauí e Pernambuco, além das comunidades vizinhas ao seu empreendimento, com destaque para o PVE – Programa Votorantim pela Educação. E continuará dedicando-se a estas iniciativas ao longo da vida do empreendimento.

“A entrada em operação do Complexo Eólico Ventos do Piauí é um importante marco para a história da Votorantim Energia, contribui para a geração de energia limpa e renovável, além de representar o início de uma nova fase para as comunidades que abrigam este novo empreendimento”, afirma Fabio Zanfelice, presidente da Votorantim Energia.

Os investimentos realizados nas comunidades proporcionaram a implantação de uma série de programas que permitiram o desenvolvimento e a inclusão social, como capacitação para o trabalho, esporte, cultura, gestão pública, qualificação de fornecedores da região, fomento às cadeias produtivas, dentre outros. Os programas observaram como premissa básica a melhoria da qualidade de vida das comunidades com ações sustentáveis e que respeitam a cultura local.

Publicidade

Um dos destaques de desenvolvimento social na região é o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), que a partir de ações locais realizou quatro ciclos, beneficiando 48 escolas da região e mais de 12 mil alunos, além de revitalizar espaços públicos como praças e bibliotecas municipais.

A Energia produzida pelo Complexo Eólico

Com capacidade instalada de 206 MW, o Complexo Eólico Ventos do Piauí, que produz uma quantidade de energia equivalente a necessária para abastecer uma cidade de 400 mil habitantes, é constituído por 98 aerogeradores Siemens – Gamesa, com potência nominal de 2,1 MW e fator de capacidade [1] de 51,7%.

Respeito ao Meio Ambien

Todo o projeto do Complexo Eólico Ventos do Piauí foi submetido a um rígido processo de licenciamento ambiental. Assim, foram realizados os Estudos de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental, conhecidos como EIA/RIMA.

Publicidade

Sua execução atendeu às exigências da Comissão Nacional de Meio Ambiente, a Conama, para projetos de geração de energia eólica em superfície terrestre.  Além disso, foram realizadas audiências públicas em Curral Novo do Piauí, Betânia do Piauí e Paulistana para apresentar às comunidades o empreendimento e esclarecer possíveis dúvidas.

A Votorantim Energia recebeu das Prefeituras de Paulistana, Curral Novo do Piauí e Betânia do Piauí uma certidão de anuência declarando que os parques eólicos estão de acordo com a Lei de Uso e Ocupação do Solo.

Propriedades com aerogeradores

A Votorantim Energia utilizou critérios técnicos na escolha das áreas para implantação do projeto, incluindo avaliação detalhada do vento local, estudo de posicionamento dos equipamentos e restrições ambientais. O modelo de cooperação com a comunidade consiste no arrendamento e/ou indenização de propriedades juntamente com seus proprietários, para instalação dos aerogeradores e toda a infraestrutura necessária para a produção de energia.

Parques eólicos são uma solução limpa e de baixo impacto ambiental, geram renda para as populações e comunidades onde estão inseridos e requerem o mínimo de uso de terras sem comprometer a utilidade da área pelos seus proprietários. O proprietário da área recebe mensalmente um montante financeiro que é calculado  baseado no número de aerogeradores, instalados em sua propriedade, e na quantidade de energia produzida. Os contratos de arrendamento das áreas possuem prazo de 49 anos, prorrogáveis por mais 22 anos.

Publicidade

Programação de inauguração

Para comemorar a inauguração do Complexo Eólico Ventos do Piauí, a Votorantim Energia programou eventos culturais gratuitos entre os dias 1 e 4 de fevereiro (quinta-feira à domingo) nas comunidades de Socorro, Vila do Mel, Ramada e Cara Branca.

O objetivo é proporcionar alegria, entretenimento e experiências novas, culturais e de lazer para as comunidades da região, como a apresentação da peça “Os Saltimbancos” e a realização de uma oficina de teatro.

A Votorantim Energia também realizará nas comunidades uma Sessão de Cinema com a comédia brasileira “Minha mãe é uma peça”.

Dentre as ações de inauguração, acontece ainda a entrega de um painel artístico, produzido com a técnica de mosaico, elaborado por artistas locais. O painel de mosaico está localizado na área do Complexo Eólico Ventos do Piauí.

Publicidade

 

Fonte e foto: Cidades em Foco

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS