Connect with us

Dom Expedito Lopes

Patos recebe assessoria do FNDE e formação sobre PNAE é realizada com a participação de mais três municípios

Publicado

em

O município de Patos do Piauí recebeu durante uma semana a visita do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE), órgão da Universidade Federal do Piauí (UFPI), habilitado pelo  MEC-FNDE.

A visita teve como objetivo a realização de trabalhos de monitoramento e assessoria na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE, para o município de Patos.

Durante a programação, foram realizadas reuniões com os membros do Conselho de Alimentação Escolar-CAE, com os agricultores, com a nutricionista do município, Dayara Sousa, visitas as escolas, além da apresentação da prévia do relatório de visita  e monitoramento à Secretaria de Educação e ao CAE.

As atividades tiveram como foco, o levantamento de dados sobre o funcionamento do programa de merenda escolar no município, as principais dificuldades e os pontos positivos na implementação do programa.

As ações culminaram na sexta-feira, 08, no auditório do CRAS com uma formação sobre do Programa Nacional de Alimentação Saudável.

O encontro promovido pela Secretaria de Educação do Patos, contou com a participação de mais três municípios, Massapê do Piauí, Jacobina e Dom Expedito Lopes, que reuniu agricultores, sindicatos, associações, secretários de agricultura e os membros do CAE de ambos os municípios .

Publicidade

A formação foi conduzida pelas agentes do FNDE,  Elaine Carvalho e Jessica Daniele, também,  responsáveis pelo monitoramento e a assessoria. Na ocasião, foi tratado sobre a aquisição da agricultura familiar, debatendo sobre as dificuldades encontradas na execução do processo, entraves e superações.

Jessica Daniele explicou que o intuito da vistar é fazer o monitoramento e a assessoria sobre o PNAE. “É um trabalho realizado, chamado produto do CACANE\UFPI, que é uma demanda do FNDE, que nos envia as municípios selecionados para levar informações de como está sendo aplicado o PNAE no município, onde fazemos um levantamento das ações e trazemos informações de como melhorar e se adequar a legislação e as resoluções  do FNDE”, informou.

Ela frisou que Patos precisa melhorar sobre a compra da agricultura familiar e informou que o mesmo já iniciou o processo de adequação para ser feita a chamada pública que é a aquisição dos produtos da agricultura familiar para ser inserido na merenda escolar.

Jessica, ainda elogiou a merenda escolar do município. “Apesar de ainda  não está comprando os produtos da agricultura familiar, a merenda escolar ofertada em Patos é bem diversificada, tem frutas, verduras, sucos naturais, enfim só falta a adequação ao programa”, finalizou.

Sobre a formação com a participação de outros municípios ela informou  que  é importante para difusão e consolidação  para troca de experiências e de conhecimento sobre o programa a ser executada pelos municípios participantes.

Publicidade

A secretária de Educação, Penha Veloso, avaliou positivamente a visita das agentes do FNDE ao município. “Foram dias produtivos e de conhecimentos adquiridos, onde tivemos  uma semana muito movimentada e enriquecedora, com reuniões e encontros dos quais podemos ampliar nossa visão no âmbito da merenda escolar”, disse.

Dentre outros pontos, ela destacou que o município recebeu muitas orientações importantes, que vai proporcionar uma melhor atuação do CAE em Patos do Piauí.

De Massapê do Piauí participaram o secretário de Educação, Leonel Lopes, a supervisora de ensino, Zefinha Carvalho, o secretário de Agricultura, Francivaldo Reis e a membro do Conselho de Alimentação Escolar, Agardênia Boeiro.

Leonel falou sobre a formação. “Nosso intuito é obter mais informações e reforçar nossos conhecimentos para que a execução do programa em Massapê, aconteça de forma adequada, então este momento nos propícia conhecer melhor a legislação e ter mais esclarecimentos sobre o programa”, disse.

O secretário de Educação de Jacobina do Piauí, Gilmar Carvalho, disse que formação trouxe informações importantes a cerca  alimentação escolar. “Estamos aqui buscando mais conhecimentos  para  levar para o nosso município, e assim  desenvolver bem o programa e  aprimorar ainda mais  nossa alimentação escolar”, frisou.

Publicidade

De Jacobina participaram ainda da formação, a nutricionista,  Cleiane Araújo e o técnico em agropecuária, Edcácio Rodrigues.

O secretário de Educação de Dom Expedito Lopes, Edson Carlos,  destacou a importância do evento.  “A quilometragem percorrida por nos, não corresponde os benefícios alcançados aqui, porque,  estamos tendo a oportunidade de vivenciar metodologias que podem ser colocadas na prática em nosso município,  para melhorar não só alimentação escolar de nossos alunos, mas também, para melhorar a renda do agricultor familiar, através da política nacional de alimentação escolar”, destacou.

Do município de Dom Expedito Lopes, além do secretário, Edson Carlos de Sousa Leal, participaram ainda, as nutricionistas Joana Darck e Kátia Dias e a presidente do CAE,  Francisca Mary.

 

Veja fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS