Connect with us

MUNICÍPIOS

Eleitores dormem na rua para tirar título em São Raimundo Nonato no PI

Publicado

em

Eleitores de municípios da região de São Raimundo Nonato, a 530 km de Teresina, estão sendo obrigados a dormir na rua para garantir o atendimento no Cartório Eleitoral da cidade. O último prazo de expedição do título de eleitor para adolescentes de 16 e 17 anos, mudança de domicílio e regularização do documento termina na próxima quarta-feira (4) e as filas gigantescas se formam no entorno do cartório.

Há vários dias, quem passa pelas ruas próximas ao Cartório de São Raimundo Nonato se depara com o sofrimento das pessoas que tentam a expedição do documento. Muitos levam colchões e cobertores e passam a noite na calçada da rua para tentar conseguir uma senha e serem atendidos. Mesmo assim, alguns voltam para as cidades onde moram sem o procedimento realizado.

É o caso do jovem Mateus Gomes de Oliveira, 16 anos. Ele saiu da zona rural de Dom Inocêncio, a cidade da região que fica mais distante de São Raimundo, cerca de 100 km. Em entrevista ao G1, o adolescente, que tenta exercer o direito ao voto pela primeira vez em 2016, disse que saiu de casa na madrugada do domingo (1º) e dormiu na calçada para tentar a expedição do título nesta segunda-feira (2).

“Já é a terceira vez que eu venho lá de Dom Inocêncio e não consigo ser atendido aqui no Cartório. O jeito é trazer colchão e coberta e passar a noite aqui para guardar um lugar na fila. Cheguei em São Raimundo ontem bem cedo da manhã e até agora estou aqui sem atendimento e não tem nem previsão se vou conseguir hoje”, relatou.

O descaso com os eleitores da região de São Raimundo Nonato se arrasta desde 2015. Em setembro, o G1 mostrou a situação e contou o drama dos cidadãos que buscavam atendimento para fazer o cadastramento biométrico. Na época, eleitores relataram à reportagem que algumas pessoas chegaram a desmaiar na fila. Passados oito meses, a situação apenas se agravou.

Publicidade
Longas filas se formam há cerca de um mês no cartório que atende à região (Foto: Juliano Arão/Arquivo Pessoal)
Longas filas se formam há cerca de um mês no cartório (Foto: Juliano Arão/Arquivo Pessoal)

O Cartório Eleitoral de São Raimundo Nonato concentra o atendimento a todos os eleitores da 13ª e da 95ª Zona Eleitoral, funcionando em regime de central para 11 cidades da região. Ao todo, são mais de 70 mil atendidos nas duas zonas eleitorais e centenas de jovens que buscam o alistamento eleitoral pela primeira vez.

Procurado pela reportagem, o chefe de cartório da 95ª Zona, Simão Uchôa, admitiu a realidade das filas, mas culpou os próprios eleitores pela situação. Segundo ele, ano passado houve um mutirão com mais de 30 funcionários para atender a demanda do recadastramento biométrico, mas muitos eleitores não compareceram para fazer o procedimento e agora tentam regularizar o título.

“Os próprios eleitores se colocaram nessa situação. É coisa do brasileiro, que sempre deixa para a última hora. Sem contar que muitos vêm sem a documentação correta. Mas mesmo sendo culpa deles estamos fazendo o possível para mudar essa situação. O problema é que muitos fazem agendamento e não vem do dia agendado”, falou.

Ainda conforme o chefe do cartório, as filas devem aumentar ainda mais até a quarta-feira, quando acaba o prazo para alistamento e regularização. Para esta segunda-feira são 313 agendamentos, outros 319 para a terça-feira e mais 244 para a quarta-feira. Simão acredita que muitos irão faltar mais uma vez e por isso as senhas dos que faltarem serão distribuídas para os que aguardam sem agendamento na fila.

“O agendamento foi feito para facilitar a vida do eleitor, mas novamente o eleitor complica a própria vida. Então vamos entregar senhas dos que faltarem e repassar para esses que estão na fila. Antes nós atendíamos sem limite de senhas, mas foi ficando muito cheio e tivemos que limitar”, concluiu.

G1

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS