Connect with us

MUNICÍPIOS

Extinção de 24 zonas eleitorais no Piauí, afetará mais de161 mil eleitores; órgãos se manisfestam contra

Publicado

em

A Associação Piauiense do Ministério Público (APMP) e a Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi) se manifestaram, nesta sexta-feira (24), contrárias à possibilidade de extinção de zonas eleitorais com menos de 10 mil eleitores, prevista na Resolução n. 23.422/2014, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Piauí, por este critério, devem ser extintas 24 zonas eleitorais, afetando mais de 161 mil eleitores.

De acordo com o presidente da APMP, Paulo Rubens Parente Rebouças, o processo de rezoneamento dos eleitores será prejudicial à população. “Com a extinção dessas zonas, os eleitores precisarão se deslocar para outras cidades para poderem realizar as obrigações eleitorais. Isso gera custos financeiros para uma população que, em sua maioria, é carente”, diz Paulo Rubens.

Segundo o presidente da Amapi, Leonardo Trigueiro, a própria Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) já se manifestou preocupada com a possível extinção das zonas eleitorais, uma vez que especialmente os eleitores mais humildes serão prejudicados.

“Os estados mais afetados com o rezoneamento são Piauí, Goiás, Amazonas e Minas Gerais, que têm uma população mal distribuída e, em geral, com baixo índice de desenvolvimento humano. Não concordamos com a desativação das zonas eleitorais porque prejudica diretamente quem mais precisa dos serviços judiciais, que é a população mais pobre”, defende Trigueiro.

A proposta de remanejamento ou de extinção de zonas eleitorais com menos de 10 mil eleitores atingirá 148 zonas em todo o país, o que significa um percentual de aproximadamente 4,88% das 3.033 zonas eleitorais existentes no Brasil.

Publicidade

Confira a relação de zonas eleitorais do Piauí com menos de 10 mil eleitores:

Nazaré do Piauí
Várzea Grande
Pimenteiras
Beneditinos
Eliseu Martins
Arraial
Conceição do Canindé
Guadalupe
Monte Alegre do Piauí
Socorro do Piauí
Jerumenha
Bertolínia
Ipiranga do Piauí
Nossa Senhora dos Remédios
São Gonçalo do Piauí
Aroazes
Cristalândia do Piauí
Antônio Almeida
Santa Filomena
Francinópolis
Manoel Emídio
Landri Sales
Marcos Parente
Paes Landim

 ASCOM

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS