Connect with us

MUNICÍPIOS

Família no sertão do Piauí leva 36 dias por ano procurando água para consumo humano

Publicado

em

Levantamento da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) constatou que o sertanejo perde 36 dias por ano em busca de água. O dado estarrecedor foi apresentado por geólogos da CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) durante audiência realizada hoje (5) na Justiça Federal. A reunião foi para tratar sobre a adutora do Sertão, que tem o finalidade de levar água as famílias do semiárido.

Hoje, o governador Wellington Dias anunciou que irá decretar racionamento de água em 40 municípios do Estado, devido o baixo índice de água nas barragens e reservatórios.

Francisco Lages, geólogo e assessor da diretoria da CPRM, revelou o dado na audiência da Justiça Federal e garantiu que existem famílias no Piauí que passam mais que 36 dias por ano em busca de água. A informação chocou também a juíza Marina Cavalcanti, que presidia a audiência.

“No semiárido do Piauí na região de Pio IX e São Raimundo Nonato as famílias levam mais tempo. Muitos deles caminham até 7km todo dia em busca de água para o consumo humano”, disse o geólogo.

Comércio clandestino de carro-pipa

Publicidade

O promotor do Meio Ambiente da região de São Raimundo Nonato,  Vando da Silva Marques denunciou hoje a existência de comércio clandestino de carro-pipa na região do semiárido do Piauí.

Durante audiência que tratou sobre a construção da adutora do Sertão, o promotor informou a que a população está pagando de R$ 200,00 a R$ 300 por carrada de água – equivalente a 9 mil litros de água.

“Em alguns períodos em que a operação carro-pipa não contempla regiões, tendo até a suspensão da atividade, o que ocorre é comercio clandestino de água por parte de alguns pipeiros que acabam fornecendo água particular para algumas comunidades que estão sem abastecimento de água”, informou o promotor.

Vando Marques defendeu a construção da adutora que irá beneficiar mais de 50 municípios que sofrem com a escassez de água.

Fonte: Flash Yala Sena / CidadeVerde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS