Connect with us

Francisco Macêdo

FRANCISCO MACEDO | Prefeito Nonato Alencar investe em capacitação para funcionários da Saúde

Publicado

em

A cidade de Francisco Macedo através da administração do prefeito Nonato Alencar, vem se destacando cada vez mais quando o assunto é investimentos e melhorias em prol da população.

Desta vez a Secretaria Municipal de Saúde foi contemplada com mais uma benfeitoria em “educação continuada” através do Programa Educação Permanente do Ministério da Saúde. Trata-se da realização do curso Pré-Hospitalar que tem como objetivo treinar e capacitar todos os profissionais da saúde do município para agir de forma eficiente em ocasiões que necessitam de urgência e emergência.

O curso foi ministrado na última quarta-feira, 07, das 8h às 14h, na Unidade Básica de Saúde do município, pelo condutor socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da cidade de Picos (SAMU), Julião Soares, juntamente com o especialista em Gestão e Avaliação em Saúde, Átila Araújo. A realização do curso contou também com experiência do socorrista do SAMU e especialista em atendimento de urgência e emergência, Alencar Freire.

Na ocasião foram abordados temas como: cinética do trauma e avaliação da cena, exame primário e secundário do paciente clinico e traumático, condutas em RPC (Reanimação Cárdio-Pulmonar), AVC (Acidente Vascular Cerebral), emergências clinicas e, imobilização e resgate.

Os agentes de saúde desenvolveram o aprendizado da teoria aplicando à prática nas atividades e, simulação de atendimentos.

Publicidade

De acordo com o coordenador da Atenção Básica, Cleverlândio Ramos, o curso visa o treinamento e capacitação envolvendo todos os profissionais da Saúde de Francisco Macedo. Cleverlândio avaliou a idealização e realização do treinamento.

“Todos os usuários do Sistema Único de Saúde serão contemplados e saíram ganhando com esse curso, uma vez que os profissionais capacitados estarão aptos a realizarem atendimento de cunho emergencial e de urgências e, assim, todos os setores terão profissionais capacitados”

Indagado sobre outras benfeitorias, o coordenador afirmou que dará continuidade tendo em vista maior qualidade na saúde para a população franciscomacedense.

 “Quando o assunto é saúde a gente sabe que não podemos estacionar e temos que dar continuidade trazendo melhorias sempre” afirmou o coordenador.

A organização do curso se deu através da Secretaria de Saúde em parceria com a Coordenação de Atenção Básica, cujo coordenador é Cleverlândio Ramos juntamente com a Farmacêutica Ludmilla Alencar.

Publicidade

O prefeito Nonato Alencar em entrevista ao Cidadesnaet.com, disse estar satisfeito com a realização do treinamento, pois prepara ainda mais o profissional para atuar em situações emergenciais.

“É muito gratificante porque sabemos que a saúde de Francisco Macedo terá mais qualidade” afirmou Nonato Alencar.

O secretário de Saúde, Cristóvão Alencar, também avaliou a realização do curso Pré-Hospitalar e disse que a saúde do município caminha sempre rumo ao desenvolvimento.

“A população franciscomacedense ganha com isso e assim teremos nossos profissionais preparados para atuar em situações de emergência e urgência” pontuou o secretário.

      

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS