Connect with us

Francisco Macêdo

Assistência Social de Francisco Macedo promove Blitz Educativa em alusão ao 18 de Maio

Publicado

em

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) por meio da Secretaria de Assistência Social da cidade de Francisco Macedo promoveu neste sábado (18) uma Blitz Educativa para o Trânsito.

A ação tem como objetivo orientar, conscientizar e educar motoristas, motociclistas e pedestres, com ações voltadas para o Dia Nacional contra o Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes. A iniciativa se deu através da Prefeitura Municipal na gestão do prefeito Nonato Alencar.

Para secretária de Assistência Social e primeira-dama, Maria Ivonete, a Blitz é uma forma de chamar atenção da sociedade para prevenção contra violência e exploração sexual.

“Nossa intenção de fato é alertar as pessoas de um problema que é grave. Vemos muitos casos pelas redes sociais e as pessoas tem que perder o medo e denunciar”, enfatizou.

“Esperamos que o impacto na sociedade seja o melhor possível e que de fato as pessoas utilizem dos meios para combater a exploração sexual contra crianças e adolescentes. Como secretária tenho o maior interesse de estar buscando meios e desenvolvendo atividades com jovens do município para que essa prática não venha a acontecer”, ressaltou a secretária Ivanete.

Publicidade

O prefeito de Francisco Macedo, Nonato Alencar, presente na ocasião, falou da importância da campanha. O gestor ressaltou que devido ao período crítico com frequentes casos de violência e abuso sexual contra crianças é necessário providências urgentes.

“Essa violência tem expandido muito na sociedade como um todo. Tem que existir uma providência porque está tomando grandes proporções e não podemos aceitar que crianças e adolescentes fiquem passivos dessa monstruosidade. Entendo que fazendo campanhas e recorrendo as autoridades policiais juntamente com a sociedade, podemos fazer um trabalho para coibirmos essa prática e assim cortamos o mal pela raiz porque é urgente”, recomenda o prefeito Nonato Alencar.

O coordenador do Conselho Tutelar, Edvaldo Manoel, também falou da importância da campanha.

“Para nós do Conselho Tutelar é um movimento de grande ênfase porque estamos tentando combater. A frente do conselho temos feito campanhas, promovendo palestras educativas, incentivando as pessoas para denunciar através do canais de denúncia no disque 100 e o acionamento da Polícia Militar”, alertou.

“Queremos que as pessoas que saibam dos acontecimentos denunciem e se mobilizem para combater essa prática”, recomendou o conselheiro.

Publicidade

A assistente social, Sarah Leal, explicou como foi a metodologia desenvolvida no Dia Nacional de Combate contra o Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes.

“Pensamos em fazer uma campanha educativa em forma de Blitz para informar as pessoas e motoristas que vão passando na estrada porque serve de alerta. Existem muitas pessoas que chegam de outros lugares e pensam que podem fazer o que quer. Com essa campanha desperta na consciência de cada um o quão grave é”, explicou Sarah.

A psicóloga do CRAS, Leyse Barroso, repassou orientações direcionadas aos pais sobre como prevenir abusos.

“Nós atuamos sempre com orientações para as crianças e os pais, porque muitos acham que o abusador será um desconhecido e na grande maioria dos casos são pessoas próximas, por quem a criança tem afeto. É preciso também explicar para criança que nenhum adulto ou criança mais velha deve manter segredo com ela que não possa compartilhar com a mãe ou o pai”, orientou.

A data de 18 de maio é considerada como o Dia Nacional de Combate Contra Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Instituída pela Lei Federal nº 9.970/00, foi criada devido a um crime bárbaro que chocou o país precisamente no dia 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo, sudeste brasileiro. O crime ficou conhecido como o “Caso Araceli”.

Publicidade

Araceli Sanchez tinha 8 anos de idade quando foi intoxicada, violentada e morta. Apesar da barbaridade do crime a impunidade prevaleceu até os dias atuais.-Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS