Connect with us

Francisco Macêdo

CMDCA realiza posse dos novos conselheiros tutelares de Francisco Macedo; fotos

Publicado

em

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social realizou na manhã desta sexta-feira, 10 de janeiro, uma solenidade de posse dos novos Conselheiros Tutelares de Francisco Macedo e seus respectivos suplentes, na Câmara de Vereadores.

A cerimonia foi conduzida pela assistente social, Sara Leal Silva, que explicou as finalidades do Conselho Tutelar e agradeceu a todos os presentes.

“O Conselho Tutelar é órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente, este foi criado conjuntamente ao Instituto da Criança e do Adolescente instituído pela Lei nº. 8.069 de 13 de julho de 1990, é um órgão permanente, ou seja, uma vez criado não pode ser extinto e possui autonomia funcional não pode ser subordinado. O Conselho Tutelar é formado por membros eleitos pela população para um mandato de quatro anos, neste período os conselheiros atendem crianças e adolescentes e aconselham seus pais e responsáveis. Seu trabalho é basicamente baseado sobre denuncias por isso, sempre que se perceba abuso ou situações de risco sobre menores como exemplo violência física ou emocional o Conselho Tutelar deve ser acionado”, explicou.

Foram convidados a compor a mesa de honra: o prefeito, Nonato Alencar, a presidente do CMDCA, Leyse Barroso Dantas Martins, o secretário de Saúde, Cristóvão Alencar, o secretário de Administração e Finanças, Eduardo da Silva Alencar, e o técnico de controle interno do município, Murilo Alencar.

Após a composição da mesa, foi destacada a presença das autoridades e executados o hino nacional e o hino municipal.

Publicidade

Na ocasião, foram empossados: Osmarina Albertina de Assis Silva, Edivaldo Manoel de Sousa, Neuza Romana Alves, Maria Marlene de Carvalho (Silvania) e Veriana da Costa Carvalho. E seus respectivos suplentes Maria Aparecida de Jesus Lopes, Carlos Renan de Sousa Rodrigues, Maria do Socorro de Jesus Macedo (Branca), Caroline Costa Carvalho e Francisca das Dores Silva.

Iniciando os pronunciamentos da solenidade, o representante do Conselho Tutelar, Edivaldo Manoel de Sousa, saudou a todos os presentes em nome do prefeito, Nonato Alencar, e agradeceu: “Agradeço a Deus pela oportunidade em assumir este compromisso, e a todos os colegas pelas trocas de experiências e trabalhos realizados. É uma satisfação imensa receber vocês que assumem este compromisso e que irão zelar pelo direito das nossas crianças e adolescentes. O Conselho Tutelar esta de portas abertas para todos aqueles que quiserem conhecer o nosso trabalho. Iremos continuar lutando por todos os direitos das nossas crianças. Agradeço a presença de todos!”.

Em continuidade ao cerimonial, a conselheira tutelar eleita, Osmarina Albertina, foi convidada para conduzir o juramento de posse. Em seguida, foi realizada a leitura do termo e a assinatura e entrega para eleitos.

Durante a cerimônia, ainda foram entregues os certificados de participação dos conselheiros na capacitação que aconteceu nos dias 28 e 29 de dezembro, sábado e domingo, com objetivo de aprimorar os conhecimentos sobre o  ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente e sensibilizar os conselheiros tutelares sobre suas atribuições, além de preparar os profissionais que serão responsáveis pelos atendimentos de proteção às crianças e adolescentes.

_Pronunciamento das Autoridades

Publicidade

O prefeito, Nonato Alencar, saudou a todos que compõem a mesa, e destacou: “Agradeço a Deus por nos proporcionar estarmos presentes nesta cerimônia de posse aos cinco conselheiros eleitos que irão assumir uma missão tão importante neste valioso trabalho em defesa das nossas crianças e adolescentes. Eu acompanhei de perto o trabalho dos conselheiros, e iremos continuar trabalhando em consonância para realizarmos o nosso trabalho com êxito e dedicação para atingirmos todos aqueles que precisam da nossa ajuda. A gestão estará sempre pronta para contribuir com o trabalho de vocês. Muito obrigado a todos e boa sorte aos conselheiros nesta jornada”.

A presidente do CMDCA, Leyse Barroso, em sua fala, ressaltou: “Quero agradecer a presença de todos que vieram prestigiar este momento. Parabenizo a todos os conselheiros, pois todos são vencedores, e acompanhamos de perto a luta de vocês. Esta profissão tem toda uma sensibilidade, pois vocês lutam pelos direitos das nossas crianças e adolescentes, não é apenas de forma jurídica. Vocês ajudam e aconselham essas crianças e os seus pais e/ou responsáveis de forma completa com as orientações. Aproveito o momento para agradecer as minhas colegas de trabalho que me ajudaram muito, principalmente na parte burocrática. Agradeço ao nosso prefeito, Nonato Alencar, e a nossa secretária de Assistência Social, Ivonete Alencar, por todo apoio. Muito obrigada!”.

A solenidade foi encerrada com os agradecimentos a todos os presentes. As profissionais terão um mandato de quatro anos, a ser encerrado em 10 de janeiro de 2024. Os conselheiros foram escolhidos através de um longo processo eleitoral unificado, que compreendeu várias etapas, dentre elas, a eleição, que ocorreu no dia 06 de outubro do ano passado.

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS