Connect with us

DESTAQUES

Em Francisco Macedo, Saúde e NASF realizam ações em alusão a campanha ‘Outubro Rosa’; veja fotos

Publicado

em

A programação do Outubro Rosa, celebrado anualmente para promover a conscientização sobre importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo uterino, os mais comuns entre as mulheres, e que, quando diagnosticado precocemente, oferece mais chances de um tratamento adequado e cura. Tiveram início no município de Francisco Macedo, na manhã deste sábado, 07/10, com um evento na Feira Livre da Cidade, em alusão a campanha nacional ‘Outubro Rosa’.

Como forma de prevenir a doença, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, e Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, realizaram durante toda a manhã, exames de glicemia capilar, que permite medir o nível de glicose no sangue e diagnosticar o diabetes, aferição de pressão arterial, verificação de peso e altura (IMC). Além dos testes e exames, ações de conscientização foram dirigidas a toda sociedade, sobretudo, às dezenas de mulheres que passaram pela feira.

Em meio às atividades, houve momentos de conscientização e dialogo pela equipe multidisciplinar da Saúde e do NASF que chamaram a atenção da população em geral para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e outros cuidados com a saúde.

O prefeito do município, Raimundo Nonato Alencar – PSB, esteve a prestigiar e apoiar as ações e foi um dos primeiros atendidos com os testes e exames ofertados, segundo ele a gestão tem dado prioridade a saúde pública. “Prevenir é a melhor forma de combater as doenças e assim garantir a saúde da população. Ações como estas, sempre tiveram e terão meu apoio, pois entendo a importância de investir na manutenção, prevenção e diagnóstico de doenças na saúde pública”, disse o gestor em entrevista ao Portal Cidades Na Net.

A equipe multidisciplinar da Saúde Municipal e o NASF, montaram barracas em meio a feira livre da cidade. A renomada fisioterapeuta, Dra. Lorena Moura, falou ao Portal Cidades na Net, do objetivo das ações realizadas. “É com muita felicidade que hoje realizamos este evento na feira livre de nossa cidade. O Outubro Rosa é um evento realizado nacionalmente e tem como principal objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa. Realizamos hoje atendimento ao público feminino ofertando serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, antropometria, e orientações sobre doenças crônicas, câncer de mama e auto exame”, pontuou a profissional.

Publicidade

A Dra. Letícia Queiroz, também destaca a importância de discutir a temática e ressalta que prevenir é a melhor forma de cuidar.  “Estamos sensibilizando e conscientizando as mulheres, principalmente sobre a prevenção do câncer de mama, que é um agravante hoje em dia”, destacou a enfermeira do município.

É possível ver pelas imagens feitas pelo Portal Cidades Na Net, que esteve no evento, a felicidade das mulheres atendidas. Durante todo o mês, a equipe continua com os serviços de saúde, oferecendo palestras e orientações sobre o Outubro Rosa.

Veja mais imagens das ações:





Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS