Connect with us

Francisco Macêdo

FRANCISCO MACEDO | Câmara entrega Títulos de Cidadania a vice-governadora Regina e ao deputado Limma; fotos

Publicado

em

A Câmara Municipal de Francisco Macedo realizou na tarde do último sábado (17), uma sessão solene de entrega de Títulos de Cidadania Franciscomacedense. Duas autoridades politicas estadual foram homenageadas: a vice – governadora do Estado, Maria Regina Sousa (PT) e o deputado Estadual Francisco Limma (PT).

A solenidade aconteceu no Plenário, ‘Vereador Edmar Antão de Carvalho’, presidida pelo vereador Lázaro (PSDB), e contou com as presenças dos vereadores Apolinário (PR), Antônio Oseas (PMDB), Antônio de Raquel (PSB) e Antônio Gilmar Filho.  Também esteve presente o vereador Osailton Lopes (PT), propositor das honrarias.

 

 

Além dos vereadores, o ato contou também com as presenças, do prefeito Nonato Alencar, do vice-prefeito Pereira, de secretários, dentre outros.

Publicidade

Maria Regina Sousa nasceu na cidade de União em uma família de 14 irmãos, foi à primeira mulher a assumir o Senado pelo Piauí. E em 2018, é eleita vice-governadora do Estado do Piauí ao lado de Wellington Dias. Filha do trabalhador rural Raimundo Sousa Miranda, já falecido, e da dona de casa Maria da Conceição Silva Miranda. Aos 10 anos já sabia plantar e colher feijão, milho e fava. Foi quebradeira de coco. É fundadora da Central Única dos Trabalhadores no Piauí, da qual já foi presidente estadual e membro da direção nacional. Começou a militância sindical em 1978. Formada em Letras com habilitação em língua portuguesa e língua francesa pela UFPI. Tornou-se professora em 1971, primeiro do ensino fundamental, depois no ensino médio e na Universidade. Ingressou no Banco do Brasil em 1983. Sempre ao lado de Wellington, tornou-se presidenta do PT, o qual presidiu por seis mandatos alternados, e coordenou as campanhas vitoriosas de Lula e Wellington Dias, em cujo governo tornou-se secretária de Administração  exercendo o cargo nos dois mandatos de Wellington à frente do Executivo Estadual.

Francisco Das Chagas Limma, é natural de Matias Olímpio. Engenheiro Agrônomo. Ex-prefeito de São João do Arraial – 2005- 2011. Deputado Estadual eleito para seu 2º mandato. Foi secretário de Desenvolvimento Rural – SDR, no governo Wellington Dias e acumula uma extensa atuação: No SEBRAE; INCRA/PNUD – Programa de Capacitação Imersa para gerenciamento de negócios agrícolas, alianças estratégicas; SUDENE –PNUD – Programa Regional de Desenvolvimento Local Sustentável; Capacitação dos atores locais e técnicos governamentais em Gestão Participativa; supervisão técnica da aplicação da metodologia de planejamento participativo por 10 ONGs do nordeste: Piauí, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Alagoas; AS–PTA – Assessoria e Serviços em Projetos de Tecnologias Agroecológicos; Projeto – Diagnóstico Rápido Participativo de Agro ecossistema Rural, consultor do AS-PTA  na área de elaboração de Diagnósticos Rápidos Participativos de Agro ecossistema; Presidente do CITCOCAIS – Consócio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável 2007 – 2011. Diretor Executivo do Programa de Combate à Pobreza Rural – PCPR e Coordenador do CERMO – Centro de Educação Rural Manoel Otávio, União – PI.

Em seu pronunciamento, o deputado estadual Francisco Limma (PT), revelou satisfação sobre o reconhecimento e firmou ainda mais o compromisso com o município. “Hoje tenho grande amizade com Francisco Macedo e sinto imensa gratidão pelo reconhecimento. Nós temos projetos na área rural da região do Vale do Itaim e precisamos aumentar as ações com o semiárido apoiando a produção e trabalhar também ações de infraestrutura, urbana e rural”, declarou Limma.

“Agente tem responsabilidade de governar para todos. Imagine recebendo o titulo de cidadania. Ao lado do governador Wellington Dias defendo que esta região do semiárido seja atendida por politicas públicas que melhorem a qualidade de vida do nosso povo. E é nesta luta que quero estar. No meu mandato como senadora destinei para este município uma emenda para aquisição de uma ambulância, algo que parece simples, mas bastante relevante para a saúde pública. Então é agradecer ao Osailton Lopes e toda Câmara pela concessão unanime do titulo de cidadania e me comprometo a olhar ainda mais para o município de Francisco Macedo que ganha uma conterrânea”, disse a vice – governadora Regina Sousa, em seu pronunciamento.

O vereador Osailton Lopes de Carvalho, propositor dos títulos, destacou o perfil dos homenageados. Segundo ele, são pessoas que muito contribuíram para o município. “Concedemos nesta tarde, o Título de Cidadania a nossa vice – governadora Regina Sousa, mulher batalhadora e guerreira e ao deputado Limma, homem comprometido e honrado. Eles são merecedores destas honrarias, pelos relevantes serviços prestados ao município e ter nos beneficiados com aquisição de uma ambulância nova, apoio ao nosso esporte, aquisição do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos o famoso, compra direta, projeto Viva Semiárido que continua beneficiando 43 famílias da Associação de Pequenos Produtores do Arapuã”.

Publicidade

“Por fim agradeço a Deus, por permitir nosso mandato, a todos os munícipes que tanto amo, a liderança do PT local, secretário de Cultura Odair Lopes, ao presidente do PT, Gonzaga Filho, aos suplentes de vereadores, Irmão Galeno e Socorrinha, a todas as autoridades que prestigiam com sua presença e ao ilustre prefeito Nonato Alencar, que sem medir esforços está sempre presente nesta caminhada”, concluiu o parlamentar.

O prefeito Nonato Alencar participou da sessão de entrega dos Títulos de Cidadania e deu as boas – vindas aos mais novos filhos de Francisco Macedo. “É um momento impar. São duas personalidades que já contribuíram e podem contribuir ainda mais com a nossa terra. Eu estou feliz por poder participar desta sessão e dou as boas – vindas aos mais novos filhos. Que eles possam cada vez mais destinar recursos e ajudar nosso povo” pontuou.

O vereador presidente da Câmara, Lázaro, encerrou a sessão parabenizando aos mais novos cidadãos franciscomacedenses. “Quero aqui parabenizar os homenageados e dizer que foi uma honra presidir esta sessão solene onde a Câmara de Francisco Macedo faz justiça e reconhece a contribuição dessas duas pessoas no desenvolvimento do município”, disse.

Prestigiaram o evento, o ex – prefeito e atual secretário de saúde, Cristóvão Alencar, o secretário de cultura, Odair Lopes, o presidente do PT, Gonzaga Filho, o diretor executivo de transportes Fran Alencar, comandante do GPM, cabo Gildemar e demais soldados, assessoria de vice-governadora, Zefinha e Zenaide, presidente do PT de São Julião, Assis, vereadora do PT de Jaicós, Sirlene Lopes, presidente do PT de Jaicós Deoclécio, Diretor da Secretaria de Agricultura Familiar, Clébio Coutinho, vereador do PT de Belém do Piauí, Burenga, vereador do PT de Padre Marcos, Bonifácio Dias, vereador do PT de São Julião, Acelino da Regina, suplente de vereador de Belém Evaldo, secretário de Cultura de Alegrete do Paiuí, Iago Sousa, vereador do PT de Marcolândia, Birica e representante do PT de Picos, Oneide Rocha.

_Mais fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS