Connect with us

Francisco Macêdo

FRANCISCO MACEDO | Escola do Povoado Retiro realiza projeto “Folclore resgatando os valores da nossa terra”

Publicado

em

A Unidade Escolar Municipal Abílio José de Almeida, do povoado Retiro em Francisco Macedo realizou na tarde desta quarta-feira, 18 de setembro, um evento alusivo ao Folclore com culminâncias, brincadeiras e apresentações culturais.

O objetivo principal do projeto foi promover o desenvolvimento integral das crianças dentro de um ambiente com propostas lúdicas, atividades culturais e ambientais de cunho educativo. Visando incentivar a criatividade e socialização das crianças nos trabalhos por eles desenvolvidos através do tema: “Folclore resgatando os valores da nossa terra”.

À tarde folclórica teve inicio com um momento de oração, seguida de visita aos estandartes com mostra de ervas medicinais, brinquedos artesanais como baladeira, pipa, peteca, pião e bonecas de pano. Apresentações de parlendas, adivinhações, lendas, trava-línguas, ditados populares, desfile e danças populares.

A professora, Francisca Neta Ramos, também coordenadora da escola falou sobre a importância da valorização e da comemoração do folclore.

“O Folclore é uma festa popular, gênero de cultura, conjunto de mitos e crenças, ou seja, costumes e tradições transmitidas entre gerações pela necessidade de se manter viva a cultura dos povos de forma proporcional e divulgar o conhecimento e as informações necessárias da construção da nossa história baseadas em experiências anteriores resgatando o passado através do presente para que a nossa história não se apague no tempo. Nós decidimos e queremos manter vivo os nossos costumes e tradições para as gerações atuais vejam os valores de suas origens”, disse.

Publicidade

Francisca Neta Ramos ainda explicou o motivo da mudança na data da culminância e falou da colaboração dos professores para a realização do projeto.

“Essa festa é comemorada em agosto, mas devido alguns problemas não pudemos fazer esse projeto na data e hoje tivemos a possibilidade de fazer. Tudo o que vocês estão vendo aqui foi trabalho dos professores”, explicou.

A professora Maria Lucimar de Araújo Alencar, diretora da escola falou sobre a importância dos pais na vida acadêmica dos filhos e agradeceu a participação.

“É importante a participação dos pais no ambiente escolar, nas festividades. Isso é um apoio moral, um apoio de amor. Devemos estar presentes na vida dos nossos filhos não apenas na hora de corrigi-los, mas devemos exalta-los. Agradeço imensamente a presença de todos!”, disse.

Na ocasião foram apresentadas as lendas folclóricas do Curupira, Saci Pererê e Iara. As danças ficaram por conta dos alunos do 1° ao 5° ano, e para incentivar ainda mais a participação dos alunos teve brincadeiras valendo chocolates. Após as apresentações culturais aconteceu a degustação dos pratos típicos levados pelas crianças.

Publicidade

As atividades desenvolvidas pelas escolas tem total apoio da Prefeitura Municipal do município, na gestão “União e Trabalho” do prefeito Nonato Alencar e do secretário de Educação, Virgílio Alencar.

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS