Connect with us

Francisco Macêdo

I Marcha Educacional é aberta em Francisco Macedo com 3ª conferência municipal; fotos

Publicado

em

Visando à garantia de uma educação de qualidade, a Prefeitura Municipal de Francisco Macedo – PI, através da Secretaria de Educação, realiza durante os dias 14 e 15 de março, a I Marcha Educacional do município.

Durante dois dias, representantes do poder público municipal, profissionais da educação, servidores públicos da rede municipal de ensino, estudantes, e a sociedade civil em geral debatem as principais políticas educacionais existentes na cidade. O evento educacional foi aberto oficialmente na manhã desta quarta-feira, 14, com a realização da 3ª Conferência Municipal de Educação.

A 3ª Conferência teve início às 8h, no auditório da secretaria e girou em torno do tema central: “A Consolidação do SNE- Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação-PNE: monitoramento, avaliação e programação de políticas para a garantia a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

Na abertura do evento, que foi dirigido pela professora Niedja Mendonça, ela explanou os objetivos da Conferência que é eleger prioridades para a educação básica municipal, assegurando a articulação entre as entidades do setor administrativo da gestão pública e a sociedade civil quanto ao cumprimento das metas pactuadas no Plano Municipal de Educação (PME).

Tomado pelo compromisso de garantir a qualidade do ensino, com importantes investimentos, o prefeito Raimundo Nonato Alencar, participou da abertura e fez um pronunciamento. “Acredito que a realização dessa conferência possibilite a oportunidade de avançarmos cada vez mais a nossa educação municipal. É uma grande satisfação, para mim como prefeito, sempre estar ao lado de vocês naquilo que for necessário e que estiver ao nosso alcance para continuarmos com o desenvolvimento. A educação sempre é prioridade, pois é ela a melhor ferramenta de mudança e de crescimento de uma sociedade. Com o nosso trabalho daremos continuidade e, dia após dia, lutaremos para a conquista de melhores resultados”, finalizou o prefeito.

O secretário de Educação Virgílio Alencar, em entrevista ao Portal Cidades Na Net, destacou que a Conferencia aconteceu para monitorar, avaliar e propor políticas públicas visando à garantia do direito à educação de qualidade, pública, gratuita e laica, bem como debater o Plano Nacional de Educação e promover a eleição de delegados para a etapa Intermunicipal da CONAE.

Publicidade

A palestra da conferência foi feita pelo professor Antônio de Sousa Silva, historiador, pós em gestão de recursos humanos e mestrando em Ciências da Educação, que na ocasião falou sobre o tema da III Conferência.

Antes da palestra, aconteceu uma apresentação cultural de capoeira, foi feita a leitura, discussão e aprovação do regimento da conferência. As atividades seguiram durante toda a tarde com a apresentação dos cinco eixos temáticos, análise e aprovação das proposições e estratégias contidas no documento base da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2018, bem como foram socializadas e aprovadas as proposições elaboradas nos grupos de trabalho, além da indicação dos delegados para a etapa estadual.

A III Conferência Municipal de Educação contou ainda com a presença dos vereadores Osailton Lopes, Antônio Gilmar, Mailane Carvalho, o presidente do Sindicato dos Servidores em Educação, Joaquim de Lima, a secretaria executiva da Educação Carisma Alencar e a psicóloga do CRAS, Leyse Barroso.

A I Marcha Educacional realizada em Francisco Macedo, segue nesta quinta-feira, 15, com diversas ações voltadas no 2º dia de atividades, para o Dia “D” em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação infantil e do ensino fundamental e com diagnóstico do PCR – Plano de Carreira e Remuneração e ainda a apresentação e discussão do impacto financeiro de 2018.

_Veja mais fotos da 3ª Conferência Municipal de Educação:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS