Connect with us

Francisco Macêdo

Nova Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais toma posse em Francisco Macedo

Publicado

em

A nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Francisco Macedo tomou posse nesta quarta-feira, 24. A solenidade ocorreu no Plenário da Câmara Municipal.

A nova diretoria é composta pela presidente Rejane Macedo; a vice-presidente, Paula Marlene; o secretário geral, Lucas Pereira; o secretário de Finanças e Administração, Francisco Rodrigues; secretária de Política Agrícola, Francisca Raimunda; a secretária de Política Agrária e Meio Ambiente, Maria Iracema; a coordenadora de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Ana Kátia; coordenador de Jovens Trabalhadores Rurais, Vande Carlos e o coordenador de Trabalhadores Rurais da 3ª idade, Manoel Antônio da Silva e seus devidos suplentes e também os membros do Conselho Fiscal, que são: Antonio Francisco, Francisco Pereira e Izabel Laercia, além dos suplentes.

A atual presidente, Francisca Raimunda de Almeida Sousa, agradeceu a todos pelo apoio recebido durante a gestão do STTR entre os anos de 2014 a 2018.

“Hoje estou aqui para entregar este cargo que lutamos dia a dia. Agradecimentos a Deus. Eu dei o melhor de mim. Um trabalho duro, árduo, mas feito com zelo e amor”

O prefeito Nonato Alencar aproveitou para fazer um resgate histórico da luta em prol da fundação do sindicato. De acordo com o atual prefeito, logo após a emancipação política de Francisco Macedo, viu-se a necessidade da criação e fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

“Em outubro de 1996, fundamos o sindicato juntamente com Chico Campina, quando fui buscá-lo na roça para ser o presidente do Sindicato dos Trabalhadores. Daí pra cá tivemos a felicidade do sindicato andar muito bem. Todos os presidentes desenvolveram um valioso trabalho e deixaram seu legado. Um legado de muita grandeza e trabalho para o fortalecimento do trabalhador do campo. Estou aqui para dar meu apoio e dizer que a classe trabalhista pode contar comigo” lembrou Nonato Alencar.

Publicidade

Na ocasião, foi empossada a candidata eleita ao cargo de presidente do Sindicato, Rejane Macedo e os demais membros da diretoria e do Conselho Fiscal. A presidente discursou e agradeceu pelo apoio recebido durante a campanha. “Quero saudar aqui aos colegas Sandra, Joelma, Paulão, Evandro, Francisca. Quero agradecer a minha família, ao meu esposo por compreender a minha ausência. Agradeço aos vereadores, ao prefeito e vice-prefeito, demais colegas e amigos” agradeceu Rejane.

No uso da palavra a presidente eleita discursou e falou sobre o trabalho desenvolvido no decorrer da campanha com relação às visitas realizadas. Rejane destacou também a árdua luta dos trabalhadores rurais e as dificuldades enfrentadas. Em entrevista ao Cidadesnanet.com, a presidente eleita destacou algumas das diversas dificuldades no que tange a grande quantidade de trabalhadores que encaminham a aposentadoria e há grande demora para a divulgação do resultado.

“Há aposentadorias encaminhadas há 80 dias e ainda não receberam resultado. O trabalhador espera 60 anos pra encaminhar a aposentadoria e ainda tem que esperar esse absurdo de tempo pra saber o resultado”, acrescentou.

Outra dificuldade que a presidente Rejane destacou, é a respeito da falta de contato direto com o trabalhador. Com a inclusão do INSS digital apenas a documentação é avaliada. No tocante, segundo a presidente, a análise é feita apenas pela documentação e não há mais o contato direto entre o agente do INSS e o trabalhador que anseia pela aposentadoria.

“A análise pode ser feita em Picos e também em Teresina. Eles pegam só a documentação e escaneiam. Isso pode dificultar porque outra pessoa analisa apenas pela documentação sem haver o contato direto com o trabalhador e conhecer a realidade do homem do campo”, destacou a presidente.

Publicidade

“As coisas não estão fáceis para a classe trabalhadora rural. Existem muitas dificuldades” acrescentou a presidente Rejane Macedo.

“Durante a campanha visitei várias pessoas e fui muito bem recebida. Pude perceber a dificuldade existente para o homem do campo, mas estamos aqui de portas abertas pra receber todos vocês trabalhadores para desenvolver um bom trabalho”, declarou.

O ex-presidente do Sindicato em Francisco Macedo e apoiador da chapa eleita, José Pereira, o Zezinho, falou sobre o trabalho durante a campanha e avaliou o momento da posse da nova presidente.

“Nosso momento é de grande alegria e satisfação. A gente se sente muito feliz com nosso trabalho. Eu só tenho a agradecer a Deus. Fizemos a campanha em todo o interior. Nós trabalhamos juntos. É uma equipe que trabalha unida, em grupo e, é por isso que tivemos êxito. Atendemos da melhor forma a todos que nos solicitam. Nosso atendimento é diferenciado porque a gente preza por isso” disse José Pereira.

Estiveram presentes durante a posse o secretário de Administração e Finanças da FETAG, Evandro Luz; os coordenadores pólo de Picos, Paulão e Joilma; o ex-presidente do STTR de Belém do Piauí, Epifânio e a atual presidente do Sindicato de Vila Nova do Piauí Sandra Leal juntamente com autoridades do município franciscomacedense, o prefeito Nonato Alencar; o vice-prefeito Pereira; os vereadores Apolinário, Antônio Oseias, Osailton Lopes juntamente com o secretário de Transporte Frank Alencar e o secretário de Esportes, Odair Lopes.

Publicidade

_Eleições:

De acordo com Rejane Macedo as eleições para o cargo de presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais ocorrem a cada quatro anos. O último mandato foi entre 2014 e 2018.

Rejane Macedo foi eleita presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Francisco Macedo juntamente com a nova diretoria com 746 votos.

_Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS