Connect with us

Francisco Macêdo

Representante da Educação de Francisco Macedo participa do 1º Seminário de Avaliação do SAEB em Teresina

Publicado

em

A Diretora do Departamento Pedagógico no município de Francisco Macedo, professora Niedja Mendonça, representando a Secretaria Municipal de Educação, que tem como secretário Virgílio Alencar, participou do 1º Seminário do Sistema de Avaliação da Educação Básica-SAEB.

Realizado nos dias 06 e 07 de maio de 2019, na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM) na capital Teresina, o evento foi promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí – UNDIME – PI.

Palestras, oficinas e apresentações foram elaboradas e cumpridas no decorrer dos dois dias de evento. Houve apresentação de material de apoio pedagógico para o 5º e 9º anos, Oficinas QEdu Excelência com qualidade – Língua Portuguesa e Matemática, e dentre as palestras, foram desempenhadas: Gestão de qualidade e melhoria do IDEB; Gestão de resultados em educação; Uso e apropriação dos resultados das avaliações externas e Censo escolar.

Em entrevista ao Cidadesnanet.com, a professora Niedja Mendonça, presente no evento disse que o encontro fomenta a educação no Estado do Piauí e que a realização do I Seminário SAEB promovido pela UNDIME Piauí, trouxe um despertar para todos os Dirigentes Municipais de Educação que dele participaram, bem como experiências de sucesso educacional relatadas pelo palestrante Francisco Herbert Lima DME de Sobral/CE e os sistemas existentes gratuitamente pela Fundação Lemann QEdu como instrumento de avaliação educacional.

“Esse evento possibilita, estudos, análises, propostas de intervenções para elevarmos o desempenho acadêmico dos alunos das escolas públicas municipais, bem como a realização de oficinas de Língua Portuguesa e Matemática nos despertando e orientando a alcançarmos excelência e qualidade educacional”, enfatiza.

Niedja Mendonça e Michael Mafort – Tech Lead na Fundação Lemann.

“O Seminário nos fez refletir sobre onde estamos errando e como faremos para acertar. Este I Seminário veio a bom tempo, nos fez brotar tempestades de ideias para levarmos aos nossos educadores o uso e apropriação dos resultados das avaliações, bem como a existência de um Centro de Formação de Professores Municipal para a promoção de Formação Continuada aos professores”, pontuou.

Publicidade

A presidente da União Nacional dos Dirigente Municipais em Educação do Piauí, Cleidimar Tavares, afirmou que o objetivo do Seminário é fortalecer os trabalhos dos dirigentes nos municípios.

“Agora em 2019 é ano de avaliação externa do SAEB onde teremos avaliações de alfabetização e no 5º e 9º. Então, tivemos aqui a oportunidade de participar e ouvir aqui as pessoas como professor Herbert, secretário de Educação de Sobral, no Ceará, que nos trouxe experiências que são desenvolvidas lá. Aqui tivemos a presença do secretário de Educação de Teresina, Kléber Montezuma, que está entre as quatro melhores do Brasil, cujo o melhor IDEB é a região Nordeste”, ressalta.

“Essas regionais que temos possuímos uma seleção de vários coordenadores regionais que estão qualificados para desenvolver esse trabalho e o nosso objetivo não é centralizar a UNDIME na capital Teresina e, sim descentralizar, porque temos 224 municípios e é bom que as regionais estejam presentes e mais próximas dos municípios vendo a necessidade. Nós enquanto UNDIME estaremos fortalecendo os municípios nas demandas necessárias”, acrescentou.

Para os municípios que não estão conveniados com a UNDIME, Cleidimar recomendou que solicitassem a união com a instituição tendo como finalidade o fortalecimento da educação no Estado.

A programação contou com uma palestra do Secretário Municipal de Educação de Teresina, Kleber Montezuma, que destacou os principais pontos que levaram Teresina ao posto de capital com o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB do país. Entre os palestrantes estava Giovanna Saraiva Bezerra, assessora da Semec de Teresina, que tratou sobre o uso e apropriação dos resultados das avaliações externas assim como o palestrante Hans Kelsen, consultor jurídico da Undime que ministrou palestra sobre o Saeb e Censo Escolar.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS