Connect with us

Francisco Macêdo

Saúde de Francisco Macedo realiza reunião para discutir estratégias de melhorias

Publicado

em

Ocorreu na manhã desta sexta-feira (03) uma reunião com a equipe da saúde do município de Francisco Macedo. A iniciativa se deu através da Prefeitura Municipal na administração do prefeito Nonato Alencar, por meio da Secretaria de Saúde que tem a frente o secretário Cristóvão Alencar.

De acordo com Cristóvão Alencar, o objetivo do encontro foi tratar ações e estratégias para o melhor funcionamento da saúde no município como a farmácia básica e funcionamento do hórus – sistema nacional de gestão da assistência farmacêutica, cronograma de atendimento de todos funcionários, funcionamento do Hiperdia – programa de acompanhamento de hipertensos e diabéticos, implantação do ponto eletrônico e metas, bem como atendimentos dos técnicos e técnicas, enfermeiros, médicos, farmacêutico, fisioterapeuta, dentistas e motoristas de ambulâncias.

“Discutimos no encontro com os profissionais da saúde, o cronograma de atendimento para que possamos melhorar cada vez mais, de modo geral, o atendimento da nossa UBS para a população”, explicou.

“Procuramos buscar a qualidade como também debatemos a alimentação do sistema para registrar os serviços exercidos”, acrescentou o secretário de saúde.

O prefeito Nonato Alencar afirmou que há exigências do Ministério da Saúde para a implantação do ponto eletrônico que registra a entrada e saída do servidor no cumprimento do expediente.

Publicidade

“Esse método é uma exigência do MS e, partir do dia primeiro de junho, será implantado o ponto eletrônico no Centro de Saúde Joaquim Antão de Carvalho”, disse.

A administradora do E-SUS, Milena Alencar, falou durante reunião sobre o funcionamento e metas do Sistema de Informação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

“O programa analisa a Atenção Básica acerca de metas em relação à quantidade de atendimento médico e de enfermeiros (as). É necessário sempre o acompanhamento da produção dos profissionais que trabalham na UBS”, destaca.

“Foi explanado aqui as metas e mostrei também o que deve ser atendido como exigência”, acrescentou Milena.

A fisioterapeuta, Micaela Rocha, tratou sobre o calendário mensal e visitas domiciliares, assim como da importância de um cronograma para a equipe de Saúde tanto do NASF como do PSE.

Publicidade

“Durante a reunião divulguei meu calendário mensal e um dia para realizar as visitas domiciliares e, de modo geral, a importância de um cronograma para a equipe de saúde tanto do NASF e PSE para assim melhorar cada vez mais o atendimento da população”, explicou a fisioterapeuta.

A farmacêutica Ludmilla Alencar, tratou sobre durante a reunião sobre a nova forma de dispensação da farmácia, que de acordo com o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, conhecido como HÓRUS, só é possível a dispensação ao paciente com a apresentação do cartão do SUS e a prescrição médica.

“A dispensa de medicamentos da farmácia só é possível mediante prescrição médica e apresentação do cartão do SUS”, reforçou.

Outro ponto de destaque que Ludmilla pautou foi a respeito dos medicamentos usados na internação, medicamentos controlados sob portaria 344/98 e a base de antimicrobianos.

“Os medicamentos usados na internação, os medicamentos controlados da portaria 344/98 e a base de antimicrobianos (RDC n° 20/11) devem serem administrados a partir da solicitação e prescrição do médico com retenção de receita”, explicou.

Publicidade

Ludmilla Alencar destacou também sobre o planejamento do cronograma mensal e o que será desenvolvido no mês de maio.

“Discutimos ações para melhoria da atenção básica no município como também deixamos marcada a data da próxima reunião” concluiu.

A reunião foi presidida pelos gestores do município: prefeito Nonato Alencar, secretário de Saúde Cristóvão Antão de Alencar, assessor técnico Antônio Fernandes, a farmacêutica Ludmila Alencar e o coordenador de atenção básica Cleverlândio Ramos.

Da esq p/ dir.: Ludimilla Alencar, Cristóvão Alencar, Nonato Alencar, Antônio Fernandes e Cleverlândio Ramos

Participaram da reunião: a enfermeira do PSF Jamilly Naira; a fisioterapeuta do Nasf, Micaela de Brito Rocha, a coordenadora do Nasf Carla Lariza; agentes de saúde, agentes de endemias, técnico de enfermagem, motorista de ambulância e administradores de sistema.

       

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS