Connect with us

Francisco Macêdo

Secretaria de Saúde de Francisco Macedo promove oficina sobre Vigilância em Sarampo

Publicado

em

Realizada na manhã, desta quarta- feira, 04, na sala de educação em saúde da UBAS Joaquim Antão de Carvalho Neco, na cidade de Francisco Macedo, uma Oficina de Educação Permanente sobre Vigilância em Sarampo. A reunião teve como objetivo disseminar informações e orientações sobre como prevenir e tratar a doença em virtude dos casos que vêm ocorrendo no Piauí, e, principalmente em cidades vizinhas como Araripina no estado do Pernambuco.

Somente este ano são mais de 1.400 casos em todo Brasil. O Piauí notificou um caso de paciente vindo de São Paulo, estado com um dos maiores índices sobre casos de sarampo no país.

A oficina foi ministrada pela enfermeira, Leticia Maria Queiroz Valgueiro, com participação da técnica de enfermagem responsável pela sala de vacinas, Maria Rodrigues, que fez alguns esclarecimentos.

A enfermeira, Letícia Valgueiro, explicou sobre alguns cuidados na enfermagem.

“É necessário alguns cuidados como isolamento respiratório com uso de máscaras e aventais, higiene nas mãos olhos nariz e boca, manter sempre a hidratação e a seguir a prescrição”, explicou Letícia.

Publicidade

Técnica de enfermagem Maria Rodrigues e enfermeira Letícia Valgueiro

A técnica de Enfermagem responsável pela sala de vacinas, Maria Rodrigues, orientou de acordo com exigências do Ministério da Saúde que crianças com idade de seis meses a um ano devem ser vacinadas.

“Crianças de seis meses a um ano de idade devem ser vacinadas, conforme recente nota expedida pelo Ministério da Saúde”, orientou a técnica de enfermagem.

O SARAMPO

É una doença infecciosa aguda e viral provocada pelo morbilivírus com elevada transmissibilidade que pode acometer pessoas de qualquer idade. A transmissão da doença ocorre quando uma pessoa infectada espirra, tosse ou fala expelindo secreções essa atingem outro indivíduo. Quanto a prevenção, a única forma de prevenir é através da vacina tríplice viral.

SINTOMAS

Publicidade

Os sintomas do sarampo são: tosse, febre, manchas avermelhadas na pele, dores no corpo, coriza e conjuntivite. As complicações podem gerar infecções nos ouvidos, pneumonia, convulsões e lesões no sistema nervoso.

   


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS