Técnica da Educação de Francisco Macedo participa em Teresina de formação sobre novo currículo da BNCC do Piauí
Publicado por: Willians Sousa | Data: 08/11/19

Técnica da Educação de Francisco Macedo participa em Teresina de formação sobre novo currículo da BNCC do Piauí

Representando o município de Francisco Macedo que fica localizado há 400 km de Teresina, a técnica da Secretaria de Educação francisco-macedense, Seomaria Júlia, participou nos dias 06 e 07 de novembro (nesta quarta e quinta-feira), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, e no Instituto Antonino Freire, da formação continuada dos educadores da rede estadual e municipal do Piauí.

O evento tem como objetivo implantar o novo currículo que adota as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e contou com a participação de profissionais dirigentes municipais em Educação, coordenadores regionais e municipais ProBNCC e articuladores, tendo como foco principal a abertura do ciclo formativo para implementação da BNCC e do novo currículo do Piaui, através do programa PROBNCC Ciclo II, com o objetivo de promover e garantir, ferramentas de qualidade para Educação do Piaui.

Seomaria Júlia é técnica da SEME de Francisco Macedo e representou a coordenadora da BNCC, Niedja Mendonça, e o articulador da Base Nacional Comum Curricular, Osailton Lopes, ambos do município. Conforme ela ressaltou, a formação do currículo e dos PPPs através da BNCC é de sua importância para o desenvolvimento e crescimento da Educação.

“O encontro foi muito proveitoso e qualitativo, pois quando se fala em currículo, vem em mente tudo aquilo que a escola pretende ensinar. Portanto, a educação é vista de uma forma mais ampla tendo um papel diferenciado. Contudo, deve estar de acordo com o PPP e as diretrizes curriculares. É por meio dele que vamos buscar uma educação de qualidade para formamos uma sociedade melhor. É pensando assim que a Secretaria Municipal de Educação dispõe de total apoio e suporte, garantindo desenvolvimento de qualidade e grande aprendizado para despertar interesse no aluno, para ter êxito e sucesso”,  enfatizou Seomaria.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, a pactuação entre estados e municípios para o processo de implementação foi assinada por ele e pela secretária municipal da Educação de Marcolândia, Armandina Vieira de Araújo, que representou a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PI).

Para o secretário estadual de Educação, Ellen Gera, o novo currículo alinha-se à BNCC, trazendo o foco para o ensino de competências e habilidades essenciais ao aprendizado dos estudantes. “O currículo do Piauí foi construído em regime de colaboração por todas as redes que compõem a educação do Piauí e homologado pelo CEE. Agora iniciamos uma nova fase, a formação. Este documento visa entregar para a comunidade escolar uma atualização à luz da BNCC para que possamos buscar as competências e habilidades que os estudantes têm direito. Iniciamos a formação do currículo do Piauí para as redes municipais e rede estadual e esperamos que a rede particular participe deste processo”, ressaltou.

A secretária municipal de Educação e primeira-dama de Marcolândia, Armandina Vieira de Araújo, explicou que a adoção do documento faz-se importante em concretizar a união dos municípios em prol da educação. “A BNCC veio nortear para seguirmos a mesma direção na área da educação, diferente dos regimes anteriores enviados pelo Governo Federal nos quais as secretarias municipais estavam seguindo diretrizes próprias e descentralizando as ações. Com um documento único poderemos alavancar a educação piauiense”, disse a gestora.

O currículo do Piauí foi construído numa colaboração parceira entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Undime, no ano de 2018 com mais de 22 mil contribuições por meio consulta online. Após a sistematização, a proposta foi entregue ao Conselho Estadual de Educação (CEE), que homologou neste ano 2019, para ser implantada nas salas de aula em 2020.

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Francisco Macêdo

Educação de Francisco Macedo realiza 2ª Formação Continuada do Projeto SAEB

A Prefeitura de Francisco Macedo através da Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quarta-feira (12) a Segunda formação Continuada do Projeto SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica. Com

Francisco Macêdo

I Campeonato Intermunicipal de Futebol é aberto em Francisco Macedo e premiação chega a R$ 7 mil; veja fotos

Teve início na tarde do último sábado (28), no município de Francisco Macedo, a 1ª edição do Campeonato Intermunicipal de Futebol, competição esportiva promovida pela Prefeitura Municipal, através Secretaria de

Francisco Macêdo

Prefeito do município de Francisco Macedo volta a ser denunciado novamente ao TJ Piauí

O prefeito do município de Francisco Macedo, Cristóvão Antão de Alencar (PSB), voltou a ser denunciado ao Tribunal de Justiça do Estado, desta vez pela procuradora geral de Justiça Zélia