Connect with us

DESTAQUES

‘Unimos forças e criamos a AMVI’, diz prefeito Nonato em evento municipalista

Publicado

em

Picos sediou nesta sexta-feira, 4 de agosto o “I Movimento Municipalista” da região, que teve como tema: “Pauta Municipalista: União e Fortalecimento”.

Nonato Alencar– PSB, prefeito do município de Francisco Macedo, participou do momento que aconteceu no Centro de Treinamento Diocesano – CTD e reuniu mais de 30 prefeitos de municípios da região centro-sul do Piauí.

Na ocasião ocorreu o lançamento oficial da Associação dos Municípios do Vale do Itaim – AMVI e a reativação da Associação dos Municípios da Microrregião de Picos – AMPICOS. O encontro contou com o apoio da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, Associação Piauiense de Municípios – APPM e Governo do Estado do Piauí. O objetivo é promover a união e o fortalecimento do movimento municipalista regional, oportunizando melhorias para as cidades.

Várias palestras abordaram temas importantes para os municípios, como previdência, ampliação de receita, modelo de gestão, consórcios intermunicipais, incremento na arrecadação municipal, dentre outros. As palestras foram ministradas pelo presidente da Escola dos Municípios, Marcos Patrício, pelo ex-senador Freitas Neto e pelo o consultor de Previdência, Sérgio Aureliano, da Confederação Nacional dos Municípios.

Em entrevista ao Portal Cidade Na Net, Nonato Alencar avaliou o movimento municipalista. “Unimos forças, criamos e se filiamos a AMVI. Ela é um coletivo de prefeitos que mostrarão sua força e certamente serão ouvidos com mais facilidade e empenho pelo Governo Estadual e Federal. Os prefeitos são os agentes políticos que estão diretamente ligados à população dos seus municípios, e que conhecem bem a realidade e as necessidades e é isso que estamos fazendo fortalecendo o municipalismo da nossa região”, disse Nonato.

Publicidade

O evento contou com a presença do deputado federal Júlio César (PSD), que é presidente da Frente Municipalista Federal, e fez uma avaliação positiva. “É uma iniciativa importante, uma oportunidade dos prefeitos se integrarem com as causas nacionais que são municipalistas. Os municípios vem passando por um momento difícil, provocado pela redução de receitas e o aumento de despesas, e esse desencontro tem criado muita dificuldade para todos os prefeitos e prefeitas do Brasil. Sou um deputado que fui prefeito e o que faço é defender permanentemente os municípios do Brasil”, disse, elencando vários projetos de sua autoria que beneficiaram os municípios, a partir do policiamento permanentemente da arrecadação da receita da união e o seu compartilhamento com os municípios.

O presidente da APPM, e prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos e o vice-presidente da entidade municipalista, e prefeito de Água Branca, Jonas Moura, participaram do encontro e da instauração das duas entidades.

Em sua fala o presidente da APPM, associação mãe das outras associações regionais destacou a importância de criar associações como a AMPICOS que está sendo reativada e a instalação da AMVI. “Isso é importante, porque existem as peculiaridades e as singularidades próprias de cada território, e os gestores e as lideranças desses municípios devem se concentrarem em torno das prioridades regionais. […] Necessitamos dessas alternativas locais, de boas práticas de gestão de modo a otimizar a aplicação dos recursos públicos, consequentemente, melhorando os serviços públicos e promovendo o desenvolvimento econômico. Devemos, sim, nos unir para que assim consigamos superar a crise gerando emprego e renda”, pontuou.”, disse Gil Carlos.

Durante o evento o prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva (Toninho), que é presidente da Associação dos Municípios do Vale do Itaim, defende a união dos municípios, através de consórcios, como uma estratégia de barateamento da aquisição de bens e serviços. “Estamos buscando soluções para que os municípios possam manter seus compromissos em dia e continuar a crescer mesmo nesse momento difícil, de crise econômica e corte de gastos. E criação das associações regionais é uma dessas estratégias. A AMVI veio para somar e não para subdividir”, disse, agradecendo a presença do deputado federal Júlio César. “É um grande tributarista que luta pelas causas dos municípios. Estamos enfrentando um momento difícil e estamos recorrendo a pessoas que têm conhecimento e que muito poderá contribuir com o nosso evento”, pontuou.

Toninho destacou que os municípios associados a AMVI estão unidos e recebendo assessoria técnica em áreas como a educação. Segundo o presidente da entidade, uma audiência com o ministro da Educação e com o presidente do FNDE está sendo agendada para os próximos dias “Vamos a Brasília em um grupo de prefeitos mostrar como funciona a educação nos nossos municípios e levar as nossas demandas e mostrar que precisamos de muito mais investimentos para termos uma educação de qualidade”, pontuou.

Publicidade

Também participaram do evento o vice-presidente da AMVI, Edilson Brito (Vila Nova), Barroso Neto (Santa Cruz), Renato Pio (São Luís do Piauí), GD (Jacobina), Chico Pitu (Marcolândia), Agenilson Dias (Patos), João Vianney (Caldeirão Grande), Wesley Gonçalves (Aroeiras do Itaim), Edvardo Rocha (Sussuapara), Nonato Alencar (Francisco Macedo), Valdinar Silva (Padre Marcos), Neném de Edite (Jaicós), Zé Ulisses (Simões), Chico Carvalho (Massapê), Zé Maria (Ipiranga), Paulo Lopes (Itainópolis), Erivelto Barros (Bocaina), Jorismar Rocha (Alagoinha), Ademar Carvalho (Belém do Piauí), Mércia Abreu (São João da Canabrava), Maria José (Santana do Piauí), Neim (Campinas), o vereador José Rinaldo Cabral Filho, o Rinaldinho (PMDB), representando o Pe. Walmir Lima (PT), e ainda, advogados, vice-prefeitos e vereadores.

NOTÍCIA RELACIONADA:
–  ‘I Movimento Municipalista’ reúne cerca de 30 prefeitos em Picos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS