Connect with us

Francisco Macêdo

VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada em Francisco Macedo

Publicado

em

“Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento as Violências”. Este foi o tema central da VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada nesta segunda-feira, 26, no plenário da Câmara de Vereadores, em Francisco Macedo.

O evento promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), teve como objetivo geral avaliar as ações desenvolvidas e propor novas ações para a implantação da política e do plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes.

A Conferência reuniu representantes da sociedade civil e do poder público, que debateram sobre políticas voltadas a garantia de direitos da infância e juventude no âmbito municipal.

O evento foi aberto com a apresentação de um poema, sobre os direitos das crianças e adolescentes e também uma roda de capoeira pelas crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

Após o credenciamento, a presidente do CMDCA, Leyse Barroso Dantas Martins, falou da importância da Conferência. “As conferências de políticas públicas são espaços amplos e democráticos de discussão das políticas, gestão e participação. Sua principal característica é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas nos próximos anos. Aqui vamos discutir as diversas políticas setoriais envolvidas, como a da a saúde, da assistência social, da educação, esporte e lazer, cultura, transporte e acessibilidade”, disse.

Publicidade

O prefeito Nonato Alencar, participou da abertura do evento e reforçou o compromisso da sua gestão com a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. “A Conferência de hoje nos traz uma temática muito importante. É assustador as violências praticadas contra as nossas crianças e adolescentes no Brasil inteiro. Enquanto gestor público coloco-me a disposição para abraçar esta causa, no sentido de colaborar de tudo que for necessário para garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes”, frisou.

Logo após as falas, foi lido e aprovado o Regimento Interno da Conferência e também apresentado os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Em seguida a assistente social, Gardênia Macedo, ministrou a palestra magna, onde explanou sobre os cinco eixos temáticos da Conferência à cerca da garantia dos direitos, prevenção e enfrentamento à violência, orçamento e financiamento das políticas públicas, participação social e espaços de gestão e controle das políticas públicas.

Após a explanação, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para análise e proposição de ações.

No final do evento, foi realizada a eleição dos delegados municipais para participarem XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde foram eleitos: Edivaldo Manoel da Silva – Representante do Conselho Tutelar e a Suplente – Maria Aparecida Lopes, Milena de Alencar Carvalho – Representante do CMDCA e Suplente –  Leyse Barroso Dantas Martins e Kauê Charles Rodrigues – Representando os adolescentes e o suplente João Victor do Nascimento. Após a eleição dos delegados, a Conferência foi encerrada com a entrega de certificados aos participantes.

Publicidade

_Avaliação:

A secretária e também primeira dama, Ivonete Alencar, avaliou a Conferência como positiva. “Estamos investindo muito nas nossas crianças e adolescentes. Mas é na Conferência que traçamos as metas e buscamos melhorar as políticas públicas. A Conferência foi bastante proveitosa”, disse.

_Presenças:

Participaram da mesa de honra do evento, o prefeito Nonato Alencar, o vice- prefeito Pereira, a 1ª dama Ivonete Alencar, o secretário de Administração Eduardo Alencar, o secretário de Educação Virgílio Alencar, o vereador Lázaro, o representante do Conselho Tutelar, Edvaldo Dias, a diretora da Escola Joaquim Antão de Carvalho, Eliene, o coordenador da atenção básica, Cleverlândio Ramos, e representando os usuários dos serviços da Assistência, pela presidente do CMDCA, Leyse Barroso e as crianças Enzio e Estela.

Esteve presente também, a Assistente social do Cras, Sara Leal e Carla Lariza, assistente social do CRAS,  além de participação das entidades governamentais, dos usuários e dos trabalhadores que fazem parte da assistência social.

Publicidade

_Veja mais fotos:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS