Connect with us

Fronteiras

3ª Conferência Municipal de Educação é realizada em Fronteiras e debate SNE e o PNE; veja fotos

Publicado

em

Visando oportunizar a sociedade a refletir e participar ativamente das discussões e construção das propostas que contemplem a melhoria da educação do município de Fronteiras, na gestão da prefeita Maria José, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta segunda-feira, 26, a 3ª Conferência Municipal de Educação.

Com o tema: “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação –SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”, a conferência aconteceu no prédio polo da UESPI e reuniu autoridades civis, religiosas e educacionais, conselheiros, delegados, delegadas, alunos, comunidade escolar, professores, conferencistas, convidados, o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA, e representantes da Imprensa local e regional.

Às 8h ocorreu o credenciamento. Em seguida a conferência foi aberta com uma apresentação cultural sobre os direitos das crianças, executada por alunos do Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho.

Logo depois a secretária Verônica Ribeiro, fez um breve discurso e elencou a importância da conferência para a Educação Fronteirense.

“As conferências municipais são momentos importantes onde a comunidade civil organizada se reúne para discutir as políticas públicas que nortearão a caminhada de cada município. Neste sentido, é que afirmo que nós fazemos parte de uma gestão que procura sempre promover e participar de eventos como este, que priorizam debates de seguimentos sociais e a valorização da educação, destaco a 3ª Conferência Municipal de Educação como principal  instrumento de retrato da valorização das políticas públicas na educação, trata-se de um debate importante, afinal o público cresce pela educação, as discussões aqui debatidas vão contribuir enormemente para que tenhamos uma avaliação sobre a educação da nossa cidade, e contribuir para formação de propostas que tragam melhorias para Fronteiras”, disse.

Após a abertura, para aprofundar a discussão sobre a temática central, foram realizados duas palestras com os professores Pedro Alves da Silva, Especialista em Gestão Educacional e José Nilton da Silva, Especialista em Linguagem e literatura e em Educação do Campo.

Logo após as palestras, a equipe organizadora da conferencia dividiu a plenária em oito eixos: EIXO I – O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação; EIXO II – Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais; EIXO III – Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social; EIXO IV – Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão; EIXO V – Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão; EIXO VI – Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação; EIXO VII – Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; EIXO VIII – Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

A tarde houve o debate e socialização. Após serem realizadas as discussão e votação dos destaques, os grupos levaram os encaminhamentos das deliberações para a plenária final.

Publicidade

Dezenas de autoridades ligadas a educação e representantes de diversas entidades participaram da conferência. Destaques para o secretário de Comunicação, Clediomar Sousa, a Supervisora de Ensino, Hildegárdia Gomes, a Presidente do SINDIFRONT, professora Maria Vanderlúcia, o Conselheiro Tutelar, professor Antônio Bezerra, o Coordenador do CRAS e articulador do selo UNICEF, Raoni Sousa, a diretora do Centro de Educação Infantil José Aquiles, Cicera Vanda da Costa, a diretora do Colégio Estadual Francisca Pereira de Sousa Morais, professora Maria Bezerra, professora Maria Cândido Costa, representando os gestores da rede particular, a  professora Maria das Graças da Silva, representando a gestão da educação superior e o mobilizador do Selo Unicef, Matheus Sousa.

_Veja mais fotos:

          

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS