Connect with us

DESTAQUES

FRONTEIRAS | Aluna da Rede Municipal de Educação conquista medalha na 3ª Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa

Publicado

em

A cidade de Fronteiras ganha destaque quando o assunto é qualidade na Educação do município. A nota obtida no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 5,8 significa avanço da educação municipal. Trata-se da aluna do nono ano da Unidade Escolar Nossa Senhora de Fátima, localizada na sede do município de Fronteiras, Alice Jamille da Silva Bezerra, de apenas 15 anos. A jovem aluna conquistou medalha de bronze na 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa (OLIMPI).

A olimpíada foi dividida em categorias como artigo de opinião, poemas e crônicas. A aluna conquistou a medalha de bronze na categoria Crônicas, com a produção da crônica Uma Viagem ao Sertão orientada pela professora Geórgia de Castro.

O certame foi realizado pela Secretaria Estadual de Educação e envolveu alunos de escolas da rede pública de ensino de 224 municípios do Piauí.

Alice Jamille falou sobre a conquista da medalha e o sentimento de felicidade.

“Me sinto muito feliz em ter conquistado a medalha de bronze na categoria crônicas, representado a minha escola e minha cidade. Agradeço à escola por ter me dado a oportunidade” destacou a aluna.

Publicidade

Aluna de Fronteiras, Alice Jamille, medalhista na Olimpíada de Língua Portuguesa

A medalhista falou sobre o conteúdo da crônica e o que a motivou o desenvolvimento da mesma.

“Quando foi divulgado o concurso eu abordei sobre a história de vida de um personagem que decidiu viajar pelo Piauí e parte do Nordeste. O personagem estava passando por momentos difíceis e decidiu viajar deparando-se com a história do povo, a culinária e a cultura de forma geral. Quando o mesmo retornou ao local de origem, ele sentiu uma transformação e tornou-se outra pessoa” explicou a aluna.

A professora e diretora da Unidade Escolar Nossa Senhora de Fátima, Joaquina Girlúcia, falou sobre a premiação e a colocação entre os doze municípios de todo o Piauí.

“É uma satisfação muito grande poder estar entre os doze municípios do Estado que tiveram melhor pontuação na categoria. Quero agradecer o apoio da Secretaria de Educação de Fronteiras, na administração da secretária, Verônica Ribeiro, e a prefeita Maria José que estão sempre apoiando os alunos, primando pela qualidade na Educação fronteirense” agradeceu a diretora Girlúcia.

A diretora da unidade de ensino aproveitou pra deixar uma mensagem de incentivo à todos os alunos da rede de ensino do município de Fronteiras.

Publicidade

Jamille e a diretora Joaquina Girlúcia

“A mensagem que deixo hoje aqui é que os alunos nunca desistam e sempre continuem lutando. Vamos continuar com o exercício da leitura porque é muito importante. Essa aluna participou também do concurso de redação na Semana do Bebê garantindo o segundo lugar e isso é sinônimo de desenvolvimento” destacou a diretora.

A professora e secretária de Educação de Fronteira, Verônica Ribeiro, destacou que a conquista é de grande valia, pois administração da prefeita Maria José juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, trabalha em prol da qualidade na educação municipal e envolve um conjunto de profissionais. Segundo Verônica, o trabalho de equipe culmina em resultados positivos para a Educação.

Secretária de Educação de Fronteiras, Verônica Ribeiro.

“É um sentimento de grande felicidade porque começa a mostrar resultados, ao qual, tivemos uma nota positiva no Ideb. No tocante a medalha, esse resultado obtido é um marco para história de Fronteiras porque é a primeira vez que o município ganha uma medalha na categoria, a nível estadual, em uma Olimpíada de Língua Portuguesa. Isso é símbolo de muito trabalho entre professores, coordenadores, diretores e toda a equipe da Educação” pontuou Verônica Ribeiro.

A professora de língua portuguesa, Geórgia de Castro, ressaltou que a conquista é um reconhecimento da profissão e que o trabalho está sendo válido, tendo como fruto a conquista da medalha e o destaque a nível estadual na III Olimpíada de Língua Portuguesa.

Professora orientadora, Geórgia de Castro.

“O sentimento é extrema gratidão, felicidade e alegria, pois é a prova de que o trabalho e o ensinamento está sendo válido. A gente pode ver que o que você ensinou e o que monitorou dentro da sala de aula que está colhendo frutos de aprendizagem.  Ressalto aqui que a Jamille é uma aluna exemplar, é uma aluna excelente. Jamille é uma aluna nota 10” avaliou Geórgia.

Publicidade

Jamille é aluna da escola municipal Nossa Senhora de Fátima, da cidade de Fronteiras. Reside no sítio Riacho da Vaca, zona rural, localizado há 20 km do município. Filha do casal de agricultores Maria Honorina da Silva e João Gomes Bezerra.

A III Olimpíada é organizada e coordenada por um Comitê Gestor formado por representantes da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, da Universidade Federal do Piauí – UFPI, do Instituto Federal de Educação (IFPI), da Secretaria Estado da Educação – SEDUC e da Secretaria Municipal de Educação – SEMEC/Teresina, sob a supervisão da Próreitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) da UESPI. Os alunos participantes foram julgados inicialmente pela comissão escolar, depois uma municipal e por último a comissão estadual. Participaram da OLIMPI os alunos matriculados em 2018 em instituições de ensino mantidas pelas redes públicas federal, estadual e municipal do estado do Piauí  e matriculados no 6º, 7º, 8º e 9º- anos do Ensino Fundamental modalidade regular e EJA; 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio modalidades regular, profissionalizante e EJA.

_Veja fotos:

    

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS